sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

O MEU RIO TEJO
Foto: Samuel Patrocínio

Por muito que não queira, não posso deixar de reagir com mágoa, com muita mágoa, à vil forma, de como está a ser tratado o  “meu Rio Tejo”.

Não consigo compreender como ainda existem “fantasmas”, sim “fantasmas”, que continuam impunemente a fazer despejos de resíduos para o “meu Tejo”, aleijando-o na sua majestosidade, pouco depois de entrar em território nacional. 

Disse “fantasmas”, porque ao que parece nunca, ou quase nunca se sabe quem abriu a boca do “Adamastor poluidor” para que derramasse “líquido de morte” nas águas do “meu Tejo”. 

Constantemente vejo nas redes sociais, as sofridas, mas valentes águas do “meu Tejo”, que num insistente  turbilhão de gemidos visuais e odoríferos, teimam em manter-se à tona, para suplicar ajuda humana.

Conheço bem “o meu Tejo”. Sei quando ele chora. E, o “meu Tejo” quase já não tem força para deixar cair uma simples lágrima de súplica.


Nota: Existem 3 rios que fazem parte da minha vida. O Rio Alviela, o Tejo e o Guadiana. E ainda um outro que tenho quase mesmo à porta (a 2/3 Kms) que é o Ardila.  É curioso, mas sempre vivi, ou junto ao mar, ou praticamente nas margens de Rios. 


Rio Alviela - Vivi cerca de 16 anos, num Planalto, com uma vista soberba, que guardo no eco da minha saudade, sobre cerca de 3/4 Kms de percurso e cerca de 500 metros de distância,  do Rio Alviela, um afluente do Rio Tejo. No Verão via-o quase seco, mas nunca secou. No Inverno admirava as suas cheias.  O Rio Alviela, é um dos mais importantes Rios de Portugal, apesar de poucos o conhecerem. Tem a maior nascente de água doce de Portugal, captando as águas que se infiltram nas vastas áreas calcárias das Serras de Aire e Candeeiros. Fornece parte da água que a cidade de Lisboa, bebe. A pouco quilómetros da nascente sofria uma facada aguda na sua alma. Era invadido pelas águas turvas da indústria de curtumes de Alcanena (a minha amada terra). No passado a agressão era brutal, agora, pode ir respirando de alívio, num alívio que nem sempre dá tréguas. 


Rio Tejo – O Rio Tejo é o Rio da minha capital de distrito, o Rio que admirava e admiro a partir do Miradouro do Jardim das  Portas de Sol, em Santarém,  ou quando constantemente o atravessava pela antiga ponte e agora pela Ponte Salgueiro Maia. O Rio que me ligava do Ribatejo Norte até ao Ribatejo Sul, ali para as bandas de Salvaterra de Magos, durante os meses de Verão e aos fins-de-semana, anos a fio. O Rio que no Inverno me pregava partidas, e me obrigava a conduzir ou a ser conduzido,  entre Almeirim e a Azeitada, com a água pelo motor do carro, sabendo que em pouco minutos, a estrada já não me permitia sequer essa arriscada circulação, ou quando por esse motivo me obrigava a ter que ir por Lisboa. O Rio que nessa casa de Salvaterra, me permitia sentir a sua força aglutinadora. O Rio que me levava muitas vezes até à praia de Magos, ou até ao respirar da vida dos pescadores do Escaroupim. Sempre que vou a essa casa, continuo a sentir o “meu Tejo”.


Rio Guadiana – O Rio que quase todos os dias, hoje,  atravesso. O Rio que vi transformar, e criar a maior albufeira da Europa. O Rio da Esperança para uma terra queimada pelo Sol. O Rio que transformou as manhã dessa terra em nevoeiro. O Rio que para mim continua a ser de Esperança. O Rio que “absorvo” calmamente na sua passagem diária pela albufeira de Pedrogão e me faz recordar, vivências de outro tempo.  O Rio que projeta  o palpitar do meu coração, para “o meu Alviela” e o “meu Tejo”.

2 comentários:

  1. Perdão
    seu rio, também é o meu rio
    e quanto
    aos agressores
    poluidores
    me espanto
    pois são mais que conhecidos
    tais senhores

    O drama é como o dos incêndios
    Nem apanhados em flagrante...

    O resto é discurso diletante
    (como o do autarca de Abrantes)

    ResponderEliminar
  2. Olá Samnio, sempre quando me falta esperança,
    me volto para o rio; mesmo os devastados pelo homem
    tem sua grandiosidade.
    As suas palavras são quase uma Ode ao rio.
    Boa semana.

    ResponderEliminar