quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

BRASIL ... NOVA ORDEM MUNDIAL


Escrevi recentemente num Post, que considerava o melhor de 2009 (a nível Externo), a influência cada vez maior que o Brasil vem tendo na senda Internacional, pelas mãos de Lula da Silva.
Esse esforço encetado pelo Brasil é notório, com a tentativa de “impor” uma posição de maior destaque em determinadas políticas Internacionais, em particular na designada América Latina.
Embora se vejam timidamente alguns resultados, a verdade é que o Brasil, praticamente não conta, aquando da determinação de políticas de cariz global, e, considero, que seria importante para um melhor equilíbrio geopolítico mundial que o país do Samba e Futebol tivesse esse maior peso internacional.

Torna-se quase incompreensível como um nação com a dimensão e a riqueza do Brasil, não apareça aos olhos do Mundo como um país a ter em conta. Como não seja na América um outro pólo da balança (não necessitando de ter políticas diferenciadas, nem de hostilidade), que contrabalance com os Estados Unidos e no Mundo com a Índia, China entre outros.

O Brasil tem todas as potencialidades, para passar a ser um país cuja voz, tenha eco profundo no Mundo e, não se dilua apenas como sendo o país do Samba, Carnaval e Futebol, ou por motivos menos dignificantes, como o país da criminalidade, das favelas e da prostituição.

Depende apenas dos Brasileiros (melhor organização interna), do seu querer e da sua vontade de terem um lugar no mundo, que, em meu entender, acabaria por equilibrar as várias tendências políticas mundiais, tendo como resultado directo, a criação de uma nova ordem mundial, com resultados que acredito, seriam muito benéficos a todos.

Espero que o Brasil saiba conquistar o espaço, em que, se deve movimentar.

p.s. - Dentro de algumas semanas colocarei um Post, sobre a Relação Portugal/ Brasil/ África em particular, Angola.

5 comentários:

  1. respondendo ao seu comentário no meu blog... fora que às vezes dizemos Sins a coisas que nos machucam! :~
    como saber quando dizer sim?!

    ;x

    ResponderEliminar
  2. Embora tenha concordado muitas vezes consigo, sobre este assunto não o posso fazer, ou por outra, até concordo que seria importante o Brasil ter força a nível mundial, só que, não vejo como tal possa ser possivel.
    O Brasil tem grandes carências internas e é um país que não se sabe governar.
    v.

    ResponderEliminar
  3. A corrupção minou de tal forma este país lindo, que dificilmente conseguirá alcançar um estatuto compatível com a possibilidade que refere. Mas também eu lamento que assim o seja, sobretudo actualmente porque acredito nos valores que este Presidente - Lula da Silva - demonstra ter. (O que não ponho é a cabeça no cepo por ninguém que esteja no poder). De facto seria bom para o mundo um maior e diferente equilibrio, mas temo que as coisas não se nos afugurem assim. No entanto e como grande optimista, espero mudanças grandes na forma como se conduzem os caminhos pelo nosso planeta fora... só não sei bem é como se vão processar, nem quando. Sobre o nosso Portugalito, a ver se não nos queremos transformar num Brazil de há uns anos atrás... É que depois para nos levantar-mos é que são elas!

    ResponderEliminar
  4. agradeço a visita !! volta para ler . abraços

    ResponderEliminar
  5. Olá, Samnio!
    Concordo que o Brasil seja um país de grandes potencialidades e também cheio de carências, nas mais diversas áreas. Mas não é apenas o país do futebol e do samba. Temos o que mostrar na música, no teatro, no cinema, na televisão e em outros esportes. Como em todos os lugares, por aqui há pessoas boas e pessoas más, políticos corretos e políticos corruptos, pessoas acomodadas e pessoas que lutam por um futuro melhor para todos. E assim vamos indo.
    Um abraço para ti e obrigada pela visita!!!

    ResponderEliminar