domingo, 7 de janeiro de 2018

TULCEA - SULINA

Em 2012, já lá vão uns anitos, tive oportunidade de estar 2 semanas na Roménia. Fiquei alojado na Região de Dobruja, concretamente na cidade de Tulcea. A partir daí, praticamente todos os dias visitei outras cidades Romenas, incluindo Constança e claro, a capital Bucareste.

Tulcea fica no Extremo Oriental da Roménia, e é conhecida por ser a cidade do Delta do Rio Danúbio. 

Foi-me oferecida a oportunidade de viajar por um dos três braços do Delta do Danúbio. No caso, o braço de Sulina, que liga a cidade de Tulcea à “cidade” de Sulina, que fica nas margens do Mar Negro.

Do outro lado do Braço, e a pouca distância fica a Ucrânia.

A viagem durou cerca de cinco horas de barco. Dormi em Sulina. No outro dia pela manhã regressei a Tulcea.

Este braço do Delta do Danúbio, é uma via de comunicação importante para um conjunto de aldeias ribeirinhas. Todos os bens chegam de barco. E, no barco não se perde tempo e desenvolvem-se as actividades possíveis.

Na margem direita repousam um grande número de navios militares, que foram “personagens” ativas do tempo da guerra fria.

Deixo-vos com algumas fotografias.


3 comentários:

  1. Olá, estimado Samuel!

    Não conheço nada nestas bandas, mas entendo o seu entusiasmo e prazer qdo fala da viagem à Roménia, mais concretamente na cidade de Dulcea, lembra nome de mulher, no delta do Danúbio, que lembra azul e valsa.

    Aqui, entre nós, tenho de dizer-lhe que não gosto nada de mar, nem de cidades perto do mar. Nunca tive qualquer problema no mar, nem na praia, mas o mar a mim constrange-me. E eu sei, por formação académica superior, que o litoral sempre atraiu o Homem, ao contrário do Interior, mas eu sou alentejana, moreninha, moura (Moura) e dada a interiores.

    As fotografias espelham bem tudo o que viu e de gostou. Eu tb lhes reconheço beleza, mas... vamos até ás searas colher papoilas (rs).

    Que lhe posso eu dizer do seu sucinto comentário no meu blogue? MUITO OBRIGADA, TÃO SOMENTE! Penso que leu, sentiu, interiorizou e gostou. Verdade? "Quem cala, consente" (rs).

    Beijos e uma boa semana. Em Lisboa está uma noite de bater o dente.

    ResponderEliminar
  2. Todas as cidade têm contrastes
    e Tulcea parece não ser excepção

    a imagem que mais gostei?
    A do pão...

    ResponderEliminar