terça-feira, 6 de abril de 2010

MULHER versus HOMEM - DIVERSIDADE CULTURAL

Foto: Samuel Ramos Patrocínio

A Propósito do post que coloquei sobre o Dia Internacional da Mulher, perguntou Vera Y. Silva se seria a diversidade cultural um fenómeno mais acentuado nas mulheres do que nos homens?
Respondi-lhe na altura que nunca tinha pensado sobre o assunto e que, não lhe conseguia responder.

Quero voltar ao tema, porque escusadamente não necessito de enumerar os variadíssimos argumentos que o tornam interessante.

Não é que já possua grandes ou até mesmo apenas conhecimentos sobre o assunto (sou completamente leigo), todavia considero que de facto, a diversidade cultural é um fenómeno mais acentuado (ainda que ligeiro) nas mulheres do que nos homens, mas talvez, em vias de esbatimento relativamente às matrizes culturais dos Povos, em consequência da globalização, pelo menos nas sociedades ditas mais ocidentalizadas.

Baseio o meu fundamento em dois pilares, reconhecendo contudo, que este assunto tem uma abrangência tão vasta, que os mesmos se tornam quase ridiculamente sem importância. Porém, penso serem aqueles que em meu entender pesam, na decisão que considerei.

São eles:
1 – A submissão forçada (ou voluntária) que levou a mulher a manter o que para o grupo, seria o padrão e valores a salvaguardar, de forma mais fiel (não quer dizer que fosse a mais correcta e justa para a mulher. Na maioria das vezes nem era ou ainda é.);
2 – A maior progressão do homem por outros territórios, em particular com o sentido de fazer negócio, pode ter contribuído para uma aculturação ligeira, mas substancial para marcar o afastamento cultural genuíno do grupo, relativamente à mulher.

Em termos de desafio cabe agora aos leitores do “PALAVRAS SEM JEITO”, se assim o entenderem, continuarem a “debater” o tema.

O Mote ficou dado.

7 comentários:

  1. Olá

    As mudanças que houveram refletiram na maneira em que vivemos hoje, nós -- mulheres -- tivemos uma alteração maior/mais liberdade e as consequências dessa liberdade até hoje nos afetam.

    Acho que é esse o motivo da nossa percepção mais acentuada.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com a sua análise. Queria dizer que a mulher é muito responsável, pela evolução e transmissão dos valores culturais, porque é mãe.
    Relativamente a situações de discriminação que existe para com a mulher, dava outro post, isso ainda acontece, em muitos locais do planeta, incluisive nos ditos de primeiro mundo.
    um abraço.
    V.

    ResponderEliminar
  3. Samnio,

    A mulher mentém valores, cria raizes, mas não foi esta que culturalmente se ligou aos lugares criando adaptação.

    O homem devido á sua dominação sobre a mulher foi aquele que sempre procurou adaptar-se ao local para onde de deslocava, criando aí as condições de sobrevivência.

    A própria noção de cultura diz isso. A mulher passou padrões de cultura, mas contribuiu pouco para a sua criação, devido ao papel secundário que sempre teve na vida em sociedade.

    Um abraço, e não te chateis comigo amanhã.... senão queixo-me aqui.....

    ResponderEliminar
  4. Na minha simples perspectiva, a mulher tem a capacidade de ser mais objectiva e prática, quando lhe dão as oportunidades para o demonstrar o que infelizmente como sabemos nem sempre acontece.
    Há uns tempos escrevi no meu blogue como estão a ser dadas oportunidades às mulheres nos países do terceiro mundo, no sentido de através das comunidade em que vivem, mudar gradualmente o estado das coisas.
    Pois verificou-se que fazem uma melhor gestão dos recursos do que os homens.
    Acho que já é tempo de agirmos, vermos o que podemos fazer pelo Mundo, mal governado pelo homens.
    Um beijinho e parabéns pelo desafio.

    ResponderEliminar
  5. Não sei se a diversidade cultural é ou não maior entre as mulheres. Não tenho dados sobre isso. Acho, aliás, que deve ser complicado obtê-los, tendo em conta os muitos milhões de pessoas que seria necessário estudar e os muitos factores que deveriam ser tidos em conta.

    Mas mais importante que isso é o facto de tanto homens como mulheres terem a ganhar se conhecerem a diversidade de costumes, normas e valores que existe no mundo. Porém, esse conhecimento da diversidade cultural coloca um problema: todos os costumes e valores serão igualmente respeitáveis? É que há sociedades em que é costume aceite pela maioria coisas como a excisão ou o apedrejamento das adúlteras. Se criticarmos esses costumes seremos por isso pessoas intolerantes?

    ResponderEliminar
  6. Ola,

    Vera, todos nós temos direito à indignação, ainda mais quando as práticas são contra o direito à vida ..... temos o direito de não tolerar ou aceitar determinados costumes ....

    Mas, teremos o direito de impor a nossa forma de pensar?

    A diversidade cultural é isso mesmo .....

    ResponderEliminar
  7. Voar sem Hasas:

    Argumentar, trocar ideias, tentar convencer - desse modo pacífico - as pessoas de quem discordamos de que temos razão e de que elas estão erradas(dando-lhes a elas a possibilidade de fazer o mesmo connosco), é tentar impor a nossa forma de pensar??
    Está a confundir diversidade cultural com relativismo. Criticar de modo civilizado aquilo de que discordamos não pode ser visto como intolerância!
    E já agora: se criticar a excisão é impor uma forma de pensar, que dizer das raparigas que sofrem a excisão e acham que isso é horrível? Deveriam elas submeter-se á tradição??

    ResponderEliminar