quarta-feira, 26 de julho de 2017

Nerium oleander, L.
APOCYNACEAE


Nome Comum:        Loendro; Aloendro; Oloendro; Sevandilha; Sevedilha 
Origem:                   Região Mediterrânica
Habitat:                   Galeria ripícola e na orla de matas
Em Portugal:          Espontânea com maior incidência a Sul do Rio Mondego,  em particular no Alentejo e Algarve e cultivada em todo o país
Clima:                     Mediterrânico 
Solo:                       Sem exigência
Altura:                      3,0 – 4,0 m
Diâmetro:                 2,0 – 3,0 m
Época de Floração: Primavera/Verão/Outono
Exposição Solar:     Soalheiro
Propagação:            Por Estaca
Crescimento:           Lento
 
Característica:         Arbusto de forma arredondada, de grande robustez, caule erecto, muito ramificado desde a base, com ramos finos, flexíveis, geralmente erectos, ou ligeiramente pendentes; folhagem densa.

Folha:                      Verde escuro na página superior, um pouco mais clara e com nervação principal bem visível na inferior, subséssil, coriácea, inteira, oposta em grupos de 2 a 3 muito raramente 4 e lanceolada. Quando arrancada liberta uma seiva leitosa tóxica. 

Flor:                    Inflorescência terminal, com flores branca, ou rosadas grandes, odoríferas, reunidas em cimeira corimbiforme. 

Fruto:                 Folículo com papilho e pêlos acetinados. Sem interesse ornamental.

Utilização Paisagística: Recuperação de linhas de água, taludes, rotundas e faixas separadoras de trânsito, jardins, parques e áreas residuais.

Obs:                            O termo Nerium, surge do Grego. O termo oleander refere-se à semelhança entre as folhas do Loendro e da Oliveira. Em alguns locais, os ramos dos Loendros, servem para enfeitar, largos para festas populares e as ruas por onde passam as procissões.

A Sul do Tejo:   O Nerium oleander, é um dos arbustos mais utilizados em Espaços Verdes nesta Região, praticamente não existe espaço onde não se verifique quer se trate de jardins, parques, matas e áreas residuais. Aparece isolado ou em grupo com plantas de flores todas da mesma cor, ou de cores diferentes.
                          Encontrando-se o Loendro, assim tão disseminado e não se verificando diferenças de porte, folhagem e densidade de  floração entre plantas de espaços onde visivelmente se observa manutenção constante e outros onde essa é parca, ou quase inexistente e encontrando-se ainda o Loendro em vários tipos de solo, presença ou não de poluição atmosférica facilmente se depreende, que este arbusto que não exige muitos cuidados para manter a sua vistosidade.
Sendo o Loendro uma planta autóctone, quando comparadas plantas existentes em Espaços Verdes e Naturais, o que rapidamente se conclui, é que a existir diferenças, estas não são perceptíveis.
                          Embora, o Loendro seja um arbusto vulgar, possui uma certa capacidade para envolver o gosto humano, e é impossível de passar por ele, sem que pelo menos se note,  isto devido, à sua densa floração que se inicia na Primavera e se prolonga ainda que menos intensa pelo Outono.


1 comentário:

  1. Olá, estimado Samnio (será Samuel)?

    Como vai? Há quanto tempo eu não passava pelo seu blogue, mas esta noite, agora, estive aqui uns largos e proveitosos minutos lendo os posts anteriores!

    Pois é, "este país perdeu o tino", como dizia, cantando, Ivone Silva e Camilo de Oliveira (lembra-se?), mas estamos na moda, passámos de depressivos a eufóricos, enfim, bipolaridade. Tudo UP, UP, UP, o mais possível(risos). Eu estou, exatamente na mesma e sou a mesma pessoa. Há coisas fantásticas, fabulásticas (este adjetivo não existe na nossa Língua)!

    Estava a fazer uma pausa no meu blogue, pke estou à espera que comecem as remodelações aqui em minha casa, mas parece-me k só em meados de Agosto, é que começarão, mas uma amiga blogueira morreu, aos 32 anos, com cancro no cérebro e era médica. Interrompi a pausa e fiz-lhe uma sincera e merecida homenagem.

    Qto ao facto de o Samnio estar a publicar fotografias e dados importantíssimos sobre as plantas, que acho uma ideia excelente, estamos em agosto e o pessoal foi pra vacances e Lisboa está mto serena, felizmente, pke rumaram mtos ao Al Garb.

    Um grande abraço e apareça, pke não sendo alentejano, já o é, de coração, e nós, alentejanos, habituamo-nos mto a estar connosco próprios. Sou, para lhe falar com sinceridade, um bocadinho "antissocial" (rs)!

    Uma boa semana!

    ResponderEliminar