domingo, 9 de julho de 2017

Aldeias de Portugal

A partir de hoje,  e nos próximos domingos, os Portugueses vão escolher  as aldeias finalistas, para a grande final a realizar na aldeia de Piódão, no dia 3 de Setembro, onde se ficará a conhecer as 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias.

A eleição das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias, compreende 7 categorias, a saber: Aldeias Monumento; Aldeias de Mar; Aldeias Ribeirinhas; Aldeias Rurais; Aldeias Remotas; Aldeias Autênticas e Aldeias em Áreas Protegidas.

Hoje, em Santa-Clara-a-Velha, no concelho de Odemira, serão escolhidas pelos Portugueses as 2 finalistas da categoria, Aldeias Ribeirinha, sendo Pré-finalistas, as aldeias de: Aldeia da Luz (concelho de Mourão /Alto Alentejo); Dornes (concelho de Ferreira do Zêzere /Ribatejo); Escaroupim (concelho de Salvaterra de Magos /Ribatejo); Furnas (concelho de Povoação / Açores);  Santa-Clara-a-Velha (concelho de Odemira /Baixo Alentejo); Sete Cidades (concelho de Ponta Delgada / Açores) e Vilarinho de Negrões (concelho de Montalegre / Trás-os-Montes e Alto Douro).

Todas estas aldeias, são exemplificativas da beleza e diversidade, de que é constituído este país, um dos países mais antigos do mundo. Nestas 7 Pré-finalistas, poderiam estar muitas dezenas de outras aldeias (da qual destaco por proximidade geográfica a aldeia da Estrela, no concelho de Moura /Baixo Alentejo), que igualmente contribuem para a beleza ímpar deste país. Para muitos que não Portugueses (os Portugueses são suspeitos), o país mais bonito do Mundo.

Dentre estas 7 pré-finalistas, por uma questão de proximidade geográfica e por assim dizer sentimental, destaco como minha escolha,  a Aldeia da Luz e a Aldeia do Escaroupim. 

Conheci bastante bem a antiga Aldeia da Luz, antes de esta ser inundada pela Barragem de Alqueva, e ter dado origem à nova Aldeia da Luz, hoje a concurso. Durante a Universidade tive oportunidade de conhecer as várias hipotéticas alternativas para salvar a velha Aldeia da Luz, bem como muitos estudos referentes às áreas na altura a submergir pelo Empreendimento de Alqueva. Um pouco mais tarde, quis a vida que fosse viver para bem perto da Aldeia da Luz, e por diversas vezes estive na velha Aldeia da Luz. Lembro bem a sua geometria e seu “Castelo” da Lousa. Lembro a dor das suas gentes em deixar a velha aldeia, e lembro as águas de Alqueva a devorar a aldeia. Conheço muito bem a nova Aldeia da Luz. 

Nas margens do Tejo, bem perto de Salvaterra de Magos (o concelho que  desde os meus 9 anos me tem acolhido de forma parcelar, e onde também está e muito o meu coração e os meus pais), Escaroupim, obviamente que terá também de ser a minha escolha. 

De todas estas aldeias, Escaroupim, é única e genuína que vive apenas da riqueza de um Rio. As suas casas em Madeira, de cores garridas, interligam-se com o Rio, formando um só. As suas gentes, oriundas de Vieira de Leiria (quando em tempos idos os pescadores dessa vila piscatória vinham para o Tejo), reflectem  a mistura ímpar do ser pescador com a raça do Ribatejo.

Ganhe quem ganhar, ganha sempre Portugal.

NOTA: Para todos os amigos do “Palavras Sem Jeito”, fora de Portugal, fica o convite para assistirem a esta gala em directo, e conhecerem paisagens ímpares de Portugal.
A Gala será transmitida pela RTP (Televisão Pública de Portugal), e pode ser vista através da Internet, bastando apenas carregar no link, abaixo, a partir das 21h15 de Portugal.

1 comentário:

  1. Santa-Clara-a-Velha, no Concelho de Odemira /Baixo Alentejo e Dornes, no concelho de Ferreira do Zêzere / Ribatejo, são as escolhas dos Portugueses para finalistas, na categoria de Aldeias Ribeirinhas à eleição das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias.

    ResponderEliminar