segunda-feira, 11 de junho de 2018

OS "MEUS PINTASSILGOS"

A minha casa tem apenas 2 pequenas varandas. Uma é sensivelmente o dobro da outra. Em ambas tenho plantas. Na maior tenho uma Ficus benjamina.


 Até aqui nada de especial. 

Acontece, que o totalmente inesperado, particularmente para mim, aconteceu. Um casal de Pintassilgos escolheu a minha planta para fazer o seu ninho. Note-se que vivo numa pequena cidade rural, com campo por tudo quanto é lado. Tinham tantas e boas opções. Mas estes Pintassilgos escolheram a planta da minha Varanda.
 Não ligaram à nossa presença constante na Varanda, à presença do meu gato, nem mesmo ao barulho da máquina de secar roupa que se encontra no mesmo local, no lado oposto à planta, ou seja a 3 metros do ninho.

O tempo passou e nasceram 5 passarinhos. 
No Sábado um dos passarinhos voou até à janela da vizinha. Achando  nós que ainda estaria imaturo para se lançar ao mundo, fomos recuperá-lo e colocámo-lo no ninho. 
Nessa mesma altura um outro passarinho voou do ninho. Os pais seguiram-no e não mais o vimos. 
 No Domingo o passarinho que tinha voado no Sábado, lançou-se novamente ao mundo, e partiu também para parte incerta.

Hoje por volta das 7h30, os restantes três passarinhos, também resolveram deixar o ninho que os viu nascer e lançaram-se ao mundo. 
Os pais acompanharam todos os seus filhotes no seu primeiro voo.

O ninho vai ficar tal como está na minha planta. Pode ser que na próxima Primavera volte a transformar-se em maternidade.
 Pequenitos sejam Felizes. Foram uma Bênção.

Fotos: Samuel Patrocínio

1 comentário:

  1. Que coisa maravilhosa ter parte da vida selvagem em sua própria casa! É de sentir-me integrado à natureza como parte inseparável dela, como realmente somos e esquecemos disso. O convívio com a natureza é salutar e dá à alma uma satisfação enorme! Parabéns por ser honrado com esse presente. Grande abraço. Laerte.

    ResponderEliminar