quinta-feira, 31 de maio de 2018

SORVESSE OS PENSAMENTOS
Foto: Samuel Patrocínio

Passavam poucos minutos das 17 horas. Sexta-feira, dia 25 de Maio. Para trás uma consulta de familiar na Capital.

Sentei-me num dos sofás da ala esquerda do Centro Comercial do Montijo, ali, mesmo ao lado dos cinemas. 

Desde há praticamente o inicio do mês os afazeres profissionais, pouco tempo me têm deixado para escrever o que quer que seja aqui no “Palavras Sem Jeito”. Jeito de remediar a situação, refugiar-me nas fotografias que postei.

Ali naquele sofá pensei no facto. 

Pensei que várias vezes me apeteceu escrever sobre temas importantes que entretanto se foram desenrolando e perderam a actualidade.

Por instantes debati-me internamente sobre que tema iria fazer parte do próximo Post. Este. Debati-me, mas rapidamente mergulhei na observação do redor, como faço vezes sem conta. 

Nessas alturas elevo-me à circunstância de voyeur, translado o foco por breves instantes,  para os indivíduos passantes, como se  penetrasse no seu crepúsculo e lhe sorvesse os pensamentos. Tento intuir, o que lhes vai na alma, o que os atormenta, o que os move … a sua essência,  que género de SER são … enfim, descaradamente roubo-lhes a privacidade, dispo-os do seu Espírito, e encosto-os à parede sem lhe deixar qualquer espécie de refúgio e tudo  sem sentir o mínimo remorso.

Vezes sem conta os meus olhos fintam-se com os demais, e entrelaçam-se nos desvios misteriosos das nossas formas empíricas. Por segundos constitui-mos uma só imagem. Uma imagem sem cor, sem contorno, sem estrutura, sem forma. Uma imagem de entendimento mútuo, mas sem projecção. 

O tempo passou. Não me apercebi.

A volta pelas lojas tinha terminado.    
         
Chegou ao fim a minha terapia contemplativa.

Desvio o olhar para as compras que foram feitas e faço-me à estrada até me embrenhar nas entranhas do Alqueva.
 

1 comentário:

  1. adoro observar, Samuel. viajo, k me farto, entre aspas, e faço juízos de valor, e isso é feio e grave.

    então do Montijo a Moura foi um instantinho.

    beijo e bfds.

    ResponderEliminar