segunda-feira, 1 de maio de 2017

Trabalho é Vida / 1º de Maio
Foto: Samuel Patrocínio



Hoje comemorou-se mais um “Dia do Trabalhador”, Não me vou reportar aos factos históricos que estiveram na sua origem. 

Das coisas mais honradas que o Homem pode fazer é o Trabalho. O Trabalho é Vida.  

Enquanto trabalhador, prezo sobremaneira este dia. Penso em todos os homens e mulheres que deram a sua vida, para que pelos menos num dia por ano, o Trabalho, A Vida seja objecto de Reflexão.

O Problema é mesmo esse. Objecto de Reflexão. 

Sinto que o Dia do Trabalhador se tornou num dia para “botar” discursos, dar música ao povo, e pouco mais do que isso. E esta forma de comemoração, parece agradar a todos.

A mim não. 

Repito, o Trabalho é Vida. O rendimento do Trabalho, melhor, da Vida, deve ser dividida por todos. Não de forma igualitária, mas de acordo com o esforço de cada um.

Porque razão, cada vez mais em Portugal existem discrepâncias salariais imorais. Ou seja, porque razão uns terão direito a mais Vida do que outros. E, aqueles que nem o direito ao Trabalho, à Vida, lhes foi facultada.

Para mim não basta um simples aumento do salário mínimo, ou outras medidas avulsas, gritadas num 1º de Maio.

Para mim, o Dia do Trabalhador deveria ser um dia para reflectir-mos porque razão, não existe uma doutrina mais correcta na distribuição de rendimentos de forma justa, neste meu país, Portugal, como acontece na Noruega, Suécia, Dinamarca, entres outros.  

Um Dia para Reflectir e Tomar Acção. Acção para uma sociedade mais justa. Acção para que todos aqueles que se esforçam todos os dias, e de si dão o seu melhor tenham direito a mais Vida. 
À Vida, que outros ao arrepio da justificação, de vivermos em democracia e leis de livre iniciativa (democracia e livre iniciativa de que não descordo na generalidade, mas sim na especialidade), se arrogam no direito de criarem leis e se pagarem e fazerem pagar aos seus correligionários, com salários imorais que nunca chegam para consolar as suas insaciáveis mentes ambiciosas e predadoras, entre muitas outras especialidades que tão bem sabem fazer.

Infelizmente não precisamos de reflectir muito porque todos nós sabemos onde se encontram todos os óbices à justa e digna partilha dos “rendimentos”, ou seja à justa e digna partilha de Vida.

Mas assim não é.

2 comentários:

  1. Estou absolutamente de acordo com a sua opinião !

    ResponderEliminar
  2. Concordo em absoluto amigo Samnio.
    Trabalho é vida e sei (infelizmente tenho um filho sem trabalho) que sem trabalho não há vida nem dignidade.

    Um beijinho

    O Toque do coração

    ResponderEliminar