segunda-feira, 10 de abril de 2017

PARA ALÉM DO RELATO DE FUTEBOL

Quando nos anos 90 do século passado, dedicava o meu tempo, de quinze em quinze dias, às quartas-feiras à tarde e muitas vezes pela noite dentro, a escutar os relatos de futebol das equipas portuguesas nas diversas taças europeias, estava longe de imaginar que um dia poderia vir a percorrer alguns países que na altura me pareciam distantes. 


Dos países que mais me chamavam à atenção, por tudo o que ouvia acerca deles, relativo à sua circunstância de pertencerem ao Pacto de Varsóvia estavam os países do leste europeu, e dentre destes, o foco, não sei porque razão, incidia sobre a Checoslováquia e a Bulgária.

Dizia para comigo que ainda um dia haveria de visitá-los e descobrir como viviam as suas gentes. Sempre gostei de analisar e entender a forma de vida dos diversos povos deste planeta.

Como todos sabem, com o desenrolar das políticas mundiais a Checoslováquia, dividiu-se pacificamente nos “seus reinos” constituintes, dando origem à Eslováquia e à República Checa.

Também cresci e a vida mudou. Deixei de acompanhar religiosamente os relatos das equipas portuguesas na Europa. Parece que a magia do futebol se foi perdendo. 

A magia do Futebol pode ter-se perdido. A vibração com os relatos das equipas portuguesas dessas quartas-feiras especiais de Futebol também. 

Quis todavia a vida, que há dez anos pudesse durante doze dias visitar a Eslováquia e agora na semana passada a República Checa.  

Quis também a vida, que desses países “esquisitos” que da Europa de Leste jogavam com as equipas portuguesas, já tivesse tido oportunidade de conhecer a Roménia e a Polónia. 

Desses momentos de Futebol, em que a imaginação sobre como seriam esses povos e como viviam, deslizava mais rápido do que a vontade do relatador em gritar golo, ainda me falte conhecer a Bulgária. 

Quem sabe um dia, num desses contornos da vida.

P.S – Deixo-vos algumas fotografias da República Checa, apesar da qualidade das imagens, ser aquela que o telemóvel permitiu.
 

1 comentário:

  1. Amigo Samnio, parece ser um país muito acolhedor e belo, com um toque antigo muito especial.
    Ainda bem que está a concretizar sonhos antigos.

    O futebol já não nos faz vibrar agora é só vaidade e negócio de milhões.

    UM beijinho e boa semana


    O Toque do coração

    ResponderEliminar