sábado, 24 de fevereiro de 2018

OS DEZ MANDAMENTOS


Hoje resolvi procurar no Google, por um tema que tem sido nos últimos tempos, objecto de  abordagem pública por parte de produções cinematográficas e telenovelísticas.

Estou a falar dos Dez Mandamentos.  

Pensei, que a pesquisa me indicaria directamente, para os Dez Mandamentos da Lei de Deus, expressos em Êxodo 20:3-17.

Enganei-me redondamente.

Encontrei com facilidade os mandamentos seguidos pelo Catolicismo. Encontrei os mandamentos seguidos por algumas congregações Evangélicas, e a custo, consegui encontrar, os Dez  Mandamentos escritos pelo próprio “dedo de Deus”,  Êxodo 31:18.

Lembrei-me de imediato de diversas citações, a saber: “e cuidará em mudar os tempos e a Lei”, Daniel 7:25; “Sai dela, povo meu”, Apocalipse 18:2 e 4.  

Eu, creio nas citações descritas acima, e creio também num dos princípios basilares do Protestantismo, “sola scriptura” herdado por Martinho Lutero.

Assim, eu creio nos Dez Mandamentos da Lei de Deus, dados ao Homem, em Êxodo 20:3-17, e que, se coadunam na perfeição no referido por Jesus em, 1 João 5:3, e  em Mateus 22:34-40 e noutras passagens do Novo Testamento.

Relembro - Êxodo 20:3-17:
  1. Não terás outros deuses além de mim.
  2. Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor,o teu Deus, sou Deus zelo­so, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus man­damentos.
  3. Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão.
  4. Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades. Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou.
  5. Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá.
  6. Não matarás.
  7. Não adulterarás.
  8. Não furtarás.
  9. Não darás falso testemunho contra o teu próximo.
  10. Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença


P.S: Perguntam-me, falas, falas, e consegues tu cumprir estes Dez Mandamentos. Respondo-vos. Não. Mas, isso não implica que estes sejam os DEZ MANDAMENTOS GENUINOS DA LEI DE DEUS, e não uma contraversão, que outros ousaram em criar.

2 comentários:

  1. mas k deus tão tirano, tão déspota! então, se uma criança tem cancro, isso tem a ver com as gerações anteriores, com os pais, que foram mauzinhos e k não adoraram o senhor e a cruel situação pode prologar-se até à quarta geração. se forem todos bonzinhos, não conheço ninguém com essas características, deus tratará bem até mil gerações. só tolices...

    servos? mas, a servidão é consentida e apreciada por esse deus? sempre ouvi dizer que ele era um deus de amor. bem, os livros considerados sagrados são cópias de cópias e portanto estão adulterados. e quem conta um conto, acrescenta-lhe um ponto.

    se eva foi tirada de uma costela de adão, inferiorização da mulher, logicamente, e tiveram dois filhos, abel e caim, como continuou a geração? um dos filhos relacionou-se intimamente com a mãe? que promiscuidade!

    a terra tem 4,5 biliões de anos de existência, aproximadamente. sabe-se isso, pke cientistas, através de vários testes, com o carbono 14 e outros, chegaram já a essa conclusão e deus, nasce no tempo de Constantino, na antiga Roma, há 2018 anos, dizem.

    enfim, um post, que daria pano pra mangas. há séculos que as pessoas andam acreditando numa ou noutra religião, que foi criada pelos homens a partir de mitos.

    dias felizes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Respeitosamente preciso descordar de vc em muita coisa. A biblia fala em Gênesis 5:4 que Adão oitocentos anos após ter gerado o seu filho chamado Sete gerou "filhos e filhas". Portanto não aconteceu como vc afirmou. Procure estudar mais sobre a palavra de Deus querida (o) pois garanto q além do conhecimento vc vai entender melhor e quem sabe até crer nesse Deus que ti ama tanto independentemente do que vc pense ou fale Dele.
      Deus ti abençoe, fica na paz !

      Eliminar