domingo, 1 de outubro de 2017



Hoje é dia de Eleições Autárquicas em Portugal. Mas, não é sobre isso que quero falar. Naturalmente que me interessam os resultados, mas interessa-me principalmente o nível de abstenção, porque irá dizer muito da confiança que os portugueses têm nos políticos.

Quero falar, de um outro tipo de eleição. 

Quero falar do referendo na Catalunha. 

Quero falar do confirmar que o país Espanha, não existe. Na Península Ibérica apenas existe um país. E esse país é Portugal. Depois existe um conjunto de Nações, lideradas ou subjugadas por Madrid, a que se dá o nome de Espanha.

A Catalunha há muito que vem dando conta que quer a sua independência de Madrid, ou se preferirem de Castela. Nem me vou reportar a tempos mais idos, como em 1640, quando Portugal conseguiu a restauração da sua independência frente a Castela, graças também ao posicionamento da força militar de Castela, na Catalunha, que ambicionava também o mesmo desígnio. Portugal conseguiu quebrar as amarras de Castela. A Catalunha não.

Hoje os Catalães, apesar dos esforços brutais de Madrid, com coragem vieram para as ruas e estão a referendar a sua saída de Espanha, recebendo as forças policiais com cravos vermelhos, como eles próprios dizem, inspirados no fim da ditadura em Portugal, numa similitude de significados.

Espanha, um país que se diz democrático, não respeitou a autonomia catalã, e tem tentado por tudo impedir o referendo. Impedir a voz do povo. Madrid sabe, que se a Catalunha deixar o Estado Espanhol, toda a Espanha lentamente se vai desmembrar. A Europa sabe, que se a Catalunha se tornar independe, muitos outros povos na Europa tentarão também a sua sorte.

Aparentemente numa União Europeia sem fronteiras, a separação de estados não tem sido, mas a história e as raízes, por muito que o tempo passe não se apagam.

Não sei como toda esta história vai acabar. Para já a autoridade de Madrid foi claramente posta em causa, como até aqui nos últimos tempos nunca tinha sido. Julgo que já nada mais poderá ficar igual.

Conseguirá Madrid, manter a Catalunha contra a vontade de um povo?

Não pugno pelo desmembramento de Espanha. Sou pela vontade dos povos. Se o povo da Catalunha, quer ser independente e tornar-se um país, historicamente, merece-o. 

Hoje sou Catalão.

 

2 comentários:

  1. Ás vezes, apenas precisamos ter calma e paciência.
    Apenas por me chamar, por me dar um abraço quando me vê,
    sorrir pra mim, são coisas pequenas...
    Mas são as que realmente marcam..
    Desejo de todo meu coração
    um abençoado Domingo.
    Uma semana de vitorias
    Beijos no coração.
    Evanir..
    Eu li coisa que não sabia
    como nascemos depois crescemos envelhecemos ,
    E viramos poesia.

    ResponderEliminar
  2. Oi Samnio, muito elucidativo teu argumento de Espanha, Madri e Catalunha. Nunca pensei assim como descreves, mas eis a realidade. Pensando bem, Catalunha seria um Portugal dos velhos tempos. Grande abraço. Laerte.

    ResponderEliminar