domingo, 8 de outubro de 2017

FORAM ABANDONADOS PELO ESTADO E ROUBADOS

 A Imagem de ilustração não é da Revista Sábado. É uma velha imagem que muita gente conhece.

A minha resposta a um comentário ignóbil, publicado numa rede social por uma cidadã, sobre uma matéria da Revista “Sábado”, e que reflecte ainda o sentir de muitos portugueses sobre os designados “Retornados” da Descolonização.
 
A minha resposta:
“Cara (….), Sabe, tanto é ladrão o que vai à vinha como o que fica a espreitar. Por outras palavras, todos os portugueses são culpados. Os de cá armam-se em santinhos, mas usufruíam dos produtos que vinham de lá... E, sim, houve portugueses que claramente escravizaram os locais, mas a grande maioria não o fez. FORAM ABANDONADOS PELO ESTADO E ROUBADOS. Contra factos não há argumentos, goste ou não?
(Comentário que tem tido um bom apoio dos Portugueses.) 


Já agora sobre o termo “Retornado”, uma breve reflexão hipotética.

Portugueses da Madeira e dos Açores, se um dia estas ilhas se tornarem independentes e se nasceram no Continente serão “Retornados”. Espanhóis da Catalunha, se a Catalunha se tornar independente, sereis “Retornados”.
“Retornados “ do quê? De territórios que faziam parte de um mesmo  território.
Ah... e não se esqueçam que se for como o governo de então, serão "expulsos" como “uma mão à frente e outra atrás”. 

A Estupidez  e Ignorância tem limites, já passaram 4 décadas, para esta gente mesquinha ter tido tempo de ver a verdade. 

Mas há sempre gente que gosta de ser Mula. Mula no sentido de andar sempre à volta da nora sem sair do mesmo lugar, julgando que percorreu um grande caminho, mas os entrolhos, impedem que veja a realidade. Continuem em roda da nora.


Sem comentários:

Enviar um comentário