domingo, 8 de outubro de 2017

FORAM ABANDONADOS PELO ESTADO E ROUBADOS

 A Imagem de ilustração não é da Revista Sábado. É uma velha imagem que muita gente conhece.

A minha resposta a um comentário ignóbil, publicado numa rede social por uma cidadã, sobre uma matéria da Revista “Sábado”, e que reflecte ainda o sentir de muitos portugueses sobre os designados “Retornados” da Descolonização.
 
A minha resposta:
“Cara (….), Sabe, tanto é ladrão o que vai à vinha como o que fica a espreitar. Por outras palavras, todos os portugueses são culpados. Os de cá armam-se em santinhos, mas usufruíam dos produtos que vinham de lá... E, sim, houve portugueses que claramente escravizaram os locais, mas a grande maioria não o fez. FORAM ABANDONADOS PELO ESTADO E ROUBADOS. Contra factos não há argumentos, goste ou não?
(Comentário que tem tido um bom apoio dos Portugueses.) 


Já agora sobre o termo “Retornado”, uma breve reflexão hipotética.

Portugueses da Madeira e dos Açores, se um dia estas ilhas se tornarem independentes e se nasceram no Continente serão “Retornados”. Espanhóis da Catalunha, se a Catalunha se tornar independente, sereis “Retornados”.
“Retornados “ do quê? De territórios que faziam parte de um mesmo  território.
Ah... e não se esqueçam que se for como o governo de então, serão "expulsos" como “uma mão à frente e outra atrás”. 

A Estupidez  e Ignorância tem limites, já passaram 4 décadas, para esta gente mesquinha ter tido tempo de ver a verdade. 

Mas há sempre gente que gosta de ser Mula. Mula no sentido de andar sempre à volta da nora sem sair do mesmo lugar, julgando que percorreu um grande caminho, mas os entrolhos, impedem que veja a realidade. Continuem em roda da nora.


2 comentários:

  1. Olá, Samuel!

    Como está? Pois, revoltado com estupidezes, mas escreva, diga, até que a voz e os dedos lhe doam.

    Não me lembro da imagem, mas o título revela muita maldade. Ninguém, seja quem for, mesmo ladrões, assassinos, se deitam aos tubarões, e olhe que alguns bem o mereciam. Sou a favor da pena de morte, em certos casos.

    A sua resposta está visceral e merece nota máxima, sem tirar, nem pôr.

    Vamos lá falar do termo retornado, assim, a modos que inocentemente. Retornar significar voltar, regressar, ou seja, voltar ao território onde se vivia. Após o Abril, 25, pessoas, portugueses, voltaram a Portugal Continental, que tinha colónias em África, descobertas e colonizadas por nós. Os que deixaram este retângulo e foram para as províncias ultramarinas, este era o nome real, foram para melhorar as suas condições de vida, à semelhança de tantos povos, noutros sítios. Nada k me espante. Os meus pais deixaram o Alentejo e vieram para Lisboa para melhorar a situação económica e social, qdo eu tinha 2 anos. Não vejo mal nisso.

    Se houve gente k se portou mal, tanto em Luanda, Lourenço Marques ou Lisboa? Ah, claro que houve, mas isso foi 1 ou 2% deles. Os cubanos e os russos portaram-se mto pior e estão aí pras curvas. Até um dia. Pensei que qdo o Fidel morresse, abrissem um bocadinho as "janelas", mas sinto tudo na mesma. Uma pobreza assustadora, mas coitados, parece que já estão habituados. Sei do embargo económico k os EUA lhes fizeram, mas eu teria feito o mesmo pra ver se o Fidel arrepiava caminho, mas não. A irmã dele vive e é já cidadã americana, e nem veio ao funeral do irmão, pke sempre foi contra as ideias e atuação dele.

    Os regressados das NOSSAS províncias ultramarinas passaram um mau bocado, mas pouco a pouco foram-se integrado no país deles.

    Beijo e um excelente domingo.

    ResponderEliminar
  2. Olá, estimado Samuel!

    Adorei o seu comentário e fartei-me de rir. Pois, as moças alentejanas, algumas, têm "jeto" para fazer versos, compadre (rs). MUITO OBRIGADA!

    Queria pedir-lhe que não me tratasse por cara, pke isso lembra-me tom cerimonioso ou afastamento e sei que não somos amigos de pequeninos, nem de grandinhos, mas estamos construindo uma afeição.

    Beijo para contrariar (rs) os seus cu(o)mprimentos e tb um para a sua filha, que sei que tem.

    ResponderEliminar