domingo, 16 de abril de 2017

Somos Uma Sociedade Cristã?
Foto: Samuel Patrocínio

Hoje foi Domingo de Páscoa, ou talvez apenas dia de apanhar ovos de chocolate, mas não é sobre esta última parte que vos quero falar.

Domingo de Páscoa. 

Dia que para os cristãos implica o Resgate feito por Cristo, no sentido da salvação de cada Ser. Dia em que Cristo ressuscitou, e deu ao mundo a esperança da vida eterna. A Esperança de um voltar e levar para consigo aqueles que se tornaram seus.

Quase dois mil anos passaram desta promessa. 

Há quase dois mil anos que uma parte da população mundial se diz Cristã. Mas segue os ensinamentos de Cristo?

Cristo ensinou a criar o feudalismo? a inquisição? o esclavagismo? o racismo? Outros "ismos"? “a mãe de todas as bombas”?. Cabem estas e muitas outras interrogações nos Ensinamentos que ele nos deixou?

Eis, o que há cerca de dois mil anos, Jesus disse:
- “amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros” (João 13,34); 

- “Muitos me dirão naquele dia: 'Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demónios e não realizamos muitos milagres?'  Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês que praticam o mal!” (Mateus 7,22-23); 

-  E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;
E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.
Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver.
Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.
Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.

E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna".
(Mateus 25,32-46).

Mais palavras para quê? 

Somos uma Sociedade Cristã? Sim. Mas uma Sociedade Cristã, de nome, mas não de facto.
                                                     

1 comentário:

  1. Amigo Samnio, um post pertinente do qual subscrevo inteiramente.
    Assistimos ao desumanizar das sociedades e a religião, principalmente a Cristã, podia inverter este processo e não o faz ou já não o consegue fazer.
    Temo pelo muito pelo futuro dos nosso filhos e netos.

    Um beijinho e bom fim de semana

    O Toque do coração

    ResponderEliminar