quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

O MELHOR E O PIOR DE 2009



Resolvidos que estão os problemas de Internet, que nas duas últimas semanas, impediram a normal actividade deste blog, é tempo de voltar a Postar.

Queria, neste Post, e de uma forma muito sintética, referir-me àquilo que para mim, considero ter sido o MELHOR e o PIOR de 2009, quer a nível Interno quer Externo.

A NIVEL INTERNO

O MELHOR – não foi fácil, num ano muito complicado para Portugal ter conseguido destacar um acontecimento ou facto, merecedor de ser considerado o Melhor de 2009. Não como sabem pelo excesso de acontecimentos ou factos positivos, mas essencialmente pela ausência deles.

Destaco, como o Melhor, a intenção vingada do Governo, na aposta dos CARROS A ELECTRICIDADE. Demonstra vontade em diminuir a dependência Nacional relativamente a combustíveis fósseis, associado às vantagens de natureza ambiental, em concreto, na redução da emissão de CO2 para a atmosfera, bem como na propensão de melhor qualidade de vida nas cidades, através da diminuição da poluição atmosférica e sonora, entre outras vantagens.
Igualmente o melhor, a reintrodução em Portugal, ainda que em cativeiro para já, do LINCE IBÉRICO. É o devolver de um elemento basilar ao seu Ambiente matricial, remendando-se um erro que nunca devia ter existido.

O PIOR - não é difícil escolher o pior em 2009. A SITUAÇÃO ECONÓMICA do país, consubstanciada no desemprego crescente e na destruição dos meios produtivos é de longe o Pior de 2009. Infelizmente há mais muito mais, porém, destacaria a JUSTIÇA e a INSEGURANÇA como igualmente o pior de 2009, veja-se o exemplo do julgamento do Caso “Casa Pia”, que já leva 6 anos, para não falar de outros, e o rol de episódios violentos que diariamente fazem eco nos órgãos de Comunicação Social.


A NIVEL EXTERNO

O MELHOR – a aprovação do acesso aos cuidados de saúde, do programa de Obama, nos EUA, permitindo a que milhões de pessoas usufruam de um dos mais elementares direitos do Ser Humano. Reflecte ainda a vitória, dos valores de Justiça sobre a ortodoxia das leis vigentes da Capitalismo Selvagem.

Ainda o melhor, a influência progressiva mas segura, impulsionada por Lula da Silva, que o Brasil vai tendo nas Instituições Internacionais, sendo-lhe gradualmente “reconhecida” a importância que nunca teve, de um dos grandes países do Mundo.

O PIOR – a crise económica, e os seus efeitos nos mais pobres e necessitados.

O PIOR DOS PIORES – a hipocrisia e o resultado da Cimeira de Copenhaga.

4 comentários:

  1. Fiquei surpreendido com o seu melhor de 2009, quer em Portugal, quer no Resto do Mundo.
    Também lhe sou sincero, dei a volta à cabeça e não consegui encontrar nada de melhor em Portugal, exceptuando a qualificação da selecção para o Mundial.
    Concordo com as suas escolhas, embora tenha algumas reticências relativamente ao Brasil e Lula da Silva, porque acho que o Brasil, não se conseguiu impor assim tanto e enquanto não resolver a sua situação organizacional interna, nunca se imporá como grande nação.
    Um Abraço.
    V.

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que já resolveu os seus problemas com a Internet, porque já tinha notado a sua ausência:)
    Claro que estou de acordo consigo em tudo o que disse e bem. Estou a ficar pessimista em relação a este ano ( e ainda agora começou) porque sinceramente não vejo como vão ser resolvidos os inúmeros problemas no nosso país.
    A nível internacional gostaria muito, mas sei que é uma utopia, que o dinheiro que as potências gastam em armamento fosse aplicado em desenvolvimento nos países carenciados.
    Sonhos que ainda vou tendo....
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. o melhor de 2009...a reeleição do mesmo primeiro ministro
    o pior de 2009...a reeleição do mesmo primeiro ministro

    veja a ironia adoramos comer mais do mesmo, roubam-nos, mentem, desgovernam, enriquessem e votamos no mesmo deve ser porque é bom.

    SPCR

    ResponderEliminar
  4. caro amigo,

    O que houve de bom não foi demais....

    o mau, foi muito mau....

    mas acima de tudo, dentro e fora do nosso País o que mais me aflige é a natureza humana.....

    Eu que esperava que chegassemos longe...... ficamos pelo caminho ....e
    começamos a retroceder !
    Estamos em crise, a natureza humana está em crise . Crise de valores, de principios, de regras, de mentalidades... enfim....

    Um bom 2010, a titulo pessoal....

    um beijo

    ResponderEliminar