domingo, 17 de janeiro de 2010

Mudam-se os Tempos

Foto: Samuel Patrocínio

Embora não seja desculpa para ninguém, sou tentado de forma muito, muito lata a admitir que antes da massificação das novas tecnologias, muito SER que se considera pensante, possa ter-se equivocado, com a vivência e a prática de determinadas democracias, assentes segundo os mesmos em valores de justiça e igualdade de elevado teor de purismo e vontade popular, contrários aos valores de democracia que estamos habituados a viver, e que, reflectem na mente destes inspirados, pecados que despoletam a putrefacção irreversível da Sociedade.

Acontece porém, que muitas dessas exemplares democracias, vistas do exterior pelos iluminados Seres pensantes, imaculados de qualquer traço capitalista, por vontade popular cederam à tentação e deixaram-se corromper pelos valores outrora desprezíveis.

Nem assim a grande maioria desses Seres Pensantes, soube entender a mensagem, e, agarrou-se como Lapas, àquilo que consideram ser exemplos supremos e verdadeiramente genuínos, da felicidade e sistema perfeito da vida na terra.


5 comentários:

  1. Caro amigo,

    A mim não me espanta, aliás, nada me espanta o que possa vir de Cuba, uma dessas "democracias" que é dada como exemplo.

    Visitei Cuba e apenas posso dizer que aqueles que A defendem, ofendem o Povo cubano que é obrigado a viver como escravo, sem ambicões e sem esperança de melhorar a sua qualidade de vida.

    O maior cego é aquele que não quer ver...
    parece que o Alentejo é terra de cegos....

    um beijo

    ResponderEliminar
  2. Helena diz:
    Embora a nossa democracia, tenha muitos pecados alguns mortais, está a anos luz dessas pseudas democracias, alicercadas em poderes ditatoriais em que o que interessa é apenas manter o poder e tirar todo o proveito inerente. Tenho pena, muita pena que em Portugal, ainda haja muita gente que as veja como se fossem a iluminação perfeita. Mais absurdo é saberem toda a verdade e quererem sempre ocultá-la e dar-lhe outra roupagem. REPUGNANTE.

    ResponderEliminar
  3. Quando se deu o 25 de Abril eu era uma jovem de 16 anos que não compreendia nada de política, mas naquela altura era "moda" sermos de esquerda, Che Guevara era um dos meus ídolos e antiga União Soviética um exemplo a seguir, Cuba um exemplo de resistência ao capitalismo americano, etc...etc...
    Passaram-se entretanto muitos anos, a vida e a nossa consciência desperta acordando do sonho juvenil e o que vemos?
    Que nada nem ninguém responde verdadeiramente ao que precisamos, nem o socialismo nem a democracia, nada!
    Esta para mim é que é a triste realidade, perdermos os sonhos, já não acreditarmos em nada, refugia-mo-nos então no "nosso mundo" torna-mo-nos egoístas.
    Mas aqui com a Internet, os sonhos adormecidos despertam e se não podemos mudar o mundo pelo menos desabafamos e partilhamos a nossa indignação...pode ser que seja o despertar de uma nova era...pode ser!
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  4. Dá-me confusão quando se diz que se foi ou vai a CUBA, sei que quando recebem Turistas ainda alguns se safarão, mas ir a Cuba não é defender os Cubanos é enriquecer o cumunismo e ironizar o povo...tb eu um dia fui vermelhinha como a Fê-bleu brid mas quando desacreditei não da utopia mas da mentira, não da igualdade mas do roubo declarado não esperei pela net para desabafar, luto para repor a verdade na sociedade tratar as coisas com as devidas diferenças mas nunca tirando a dignidade a cada cidadão...Cuba é um das muitas vergonhas do mundo por isso eu não sou comunista e para mim são FRATERNOS com o paizinho até o poderem lixar...
    SPCR

    ResponderEliminar
  5. Levei algum tempo a digerir este Post,porque tal como alguns comentários, também eu em tempos tive orgulho de ter sido comunista. Não me arrependo de o ter sido, mas é coisa de que não me orgulho. Sei que andei enganado, mas na altura pensei que fosse o melhor.
    Não ache que o capilatismo seja solução para alguma coisa, mas o comunismo esse é que não é mesmo.
    Amigo, demorei mas comentei. Um abraço.V.

    ResponderEliminar