domingo, 22 de novembro de 2009

CAIM e a cainização

Desenho e Foto: Samuel Ramos Patrocínio


Não, não vou propriamente fazer um post dedicado a esse livro que estão a pensar, nem sequer citar o nome do seu autor, porque assumidamente e sendo este espaço meu, esse nome não entra, por uma série de razões que não me vou dar ao luxo de abordar.

Quero apenas que fique claro que sou sempre a favor da liberdade de expressão responsável, mesmo que essa seja levada ao limite.

Seja quem tenha sido Caim, a verdade é que se fala cada vez mais, daquilo a que não é novo, mas que se tem vindo a agudizar e que designo por “Cainização” da nossa Sociedade e que assenta em:

- que cada vez mais, a dignidade de CARACTER é cada vez menos um valor prioritário, da nossa sociedade. Parece que o que apenas conta, é atingir um determinado objectivo, independentemente de se olhar a meios.

- que salvo raras excepções, não há pejo em utilizar tudo com o objectivo final de se atingir algo.

- é cada vez é mais difícil conseguir viver-se ou até mesmo sobreviver-se neste matagal de ervas daninhas, usurpadoras dos mais básicos e elementares valores de vivência e convivência em sociedade.

- de uma forma quase geral, foi desenvolvida uma enorme capacidade de maleabilidade teatral, que leva o individuo a parecer um manso cordeirinho, mas que na realidade não passa de um esfaimado lobo, sem qualquer apego ao designado “ peso de consciência”.

Desenganem-se se me considero excluído da “Cainização”, NÃO, de modo nenhum, porém há situações em que ainda não me revejo e espero nunca me rever.

4 comentários:

  1. Excelente texto. Muito bom mesmo. Gosto da sua forma de abordar as coisas e da forma como as coloca. Deixo uma sugestão, porque não escrever mais vezes, todos os dias, e apenas de tempos a tempos.v.

    ResponderEliminar
  2. António Moreira diz:
    Gostei muito do texto e relata a nossa Sociedade, uma Sociedade em que os valores se estão a perder. É verdade que estamos no século XXI e as coisas mudaram, mas há valores que são intemporais, como é o caso, do Amor da Amizade, do Respeito para com o outro, da Verdade e que todos sabem se estão a perder. Vamos ver onde tudo vai parar. É a Cainização.

    ResponderEliminar
  3. Estou 100% de acordo com o que escreveu, acho que a idade nem sempre traz sabedoria infelizmente.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Quem escreve parece um ser prefeito e quem comenta igualmente.Se falar de José Saramago para o autor do texto parece pecado então que diferença tem o autor de todos os outros que diz mal? Saramago tá tontinho mas já tá velhinho o autor é tão purinho que parece um novinho meio parvinho.

    ResponderEliminar