quarta-feira, 18 de novembro de 2009

DE NOVO A CAMINHO DO ADAMASTOR




Finalmente Portugal conseguiu.

Foi difícil, sofrida e sofrível , a caminhada da Selecção Portuguesa de Futebol, rumo ao mundial da África do Sul.

Não me apetece dissertar, pelo menos hoje, sobre esta longa, longuíssima “espera” de ver Portugal, rumo a terras outrora, já por nós navegadas. Quero apenas referir que não tinha havido necessidade de ter-mos de ter feito um Play-off, mas isso, é já também um velho fadado rosário português.
Sobre o Play-off, no jogo da Bósnia Herzegovina, um brevíssimo comentário, sobre a população Bósnia. Para se pertencer a um país, melhorzinho que a Bósnia, implica alguma atitude civilizacional, assente em matrizes culturais de respeito pelo outro e pelos outros, ainda que, possamos não morrer de amores pelos mesmo ou mesmos. Por tudo o que se passou, com a Selecção Portuguesa, e, principalmente pela forma vil, selvática, gratuita e despojada, com que se manifestaram para com a PORTUGUESA, hino de Portugal, demonstra bem, que se alguma vez quiserem pertencer à Europa Civilizada, ainda têm muito, que tomar injecções de boa educação, só que essas …não se vendem na farmácia.

E, aí está PORTUGAL de novo a caminho do Adamastor, para tal como fez Vasco da Gama, DOBRÁ-LO.

Excertos do canto V, dos Lusíadas de Luiz Vaz de Camões:

39
Não acabava, quando uma figura
Se nos mostra no ar, robusta e válida,
De disforme e grandíssima estatura,
O rosto carregado, a barba esquálida,
Os olhos encovados, e a postura
Medonha e má, e a cor terrena e pálida,
Cheios de terra e crespos os cabelos,
A boca negra, os dentes amarelos.
50
Eu sou aquele oculto e grande cabo
A quem chamais vós outros Tormentório

3 comentários:

  1. Boa associação ao Adamastor. Espero que o Cabo das Tormentas se torne em Cabo da Glória, com as "nossas naus catrinetas", comandadas por um Vasco da Gama de nome Carlos Queiroz (enfim), a mostrar de novo ao mundo o esplendor de Portugal.
    v.

    ResponderEliminar
  2. PORTUGAL SEMPRE.
    NA ÁFRICA DO SUL VAMOS SER CAMPEÕES.
    GARANTIDAMENTE.

    ResponderEliminar
  3. Ser campeão na Àfrica do Sul????
    Os Portugueses quando partiram para o mar foi para matar a fome e criar riqueza, os jogadores da nossa selecção jogam a medo de perder a riqueza que ganham nos seus clubes.
    Os Portugueses quando partiram para o mar foi um acto de coragem correndo risco de vida os jogadores da nossa selecção jogam para não correr riscos e não perder a vida longe dos seus clubes.
    Os Portugueses quando partiram para o mar acreditaram que venciam e venceram lutando,os jogadores da nossa selecção jogam acreditando que vencem porque acreditam que os outros perdem...
    O nosso hino é dedicado aos herois do mar, ou seja aos lutadores espero que a selecção mereça o hino...podem não ser campeões mas perder jogando e com esforço, nem todos dobraram o Cabo das Tormentas mas foi com o esforço de muitos que se chamou Cabo da Boa Esperança.

    SPCR

    ResponderEliminar