sexta-feira, 23 de outubro de 2009

"PENSAR" AMBIENTE

Foto: Samuel Ramos Patrocínio

Parece-me sensato, que se comece o que se tenha de se começar pelo princípio, e o princípio em Ambiente, no meu entender é mostrar o porquê da importância de se falar em Ambiente ou, por outras palavras, dizer porque é que se tem que “pensar” Ambiente e, só depois mostrar caso por caso, a necessidade de agir de determinada maneira em prol do Ambiente.

Um cidadão apenas modifica os seus hábitos de vida, quando entende o princípio basilar de um determinado assunto. Entendido esse princípio, gradualmente e de forma crescente, percepciona as fracções que compõem esse princípio basilar.

Porque é que muitas Campanhas de Educação Ambiental acabam por ser um fiasco? Porque se partiu de uma fracção, sem que o receptor tenha entendido o princípio que norteia essa Campanha.

Em Ambiente o princípio basilar é simples e facilmente perceptível. Quem entender que o Ambiente é um legado, cujo deve ser mantido e transferido à geração seguinte, pelo menos em melhores condições, do que foi recebido, sobre pena de inviabilizar de forma irreversível, ou na melhor das situações, diminuir a qualidade de vida de filhos e netos, entende, que eventualmente necessita de arrepiar caminho nos hábitos de vida.

Entende que não é necessário, mas imperioso “PENSAR” Ambiente.

Texto: Publicado há cerca de 4 anos, na Agenda Municipal de Vidigueira.

4 comentários:

  1. Caro amigo
    Pensar no Ambiente, é algo que deve ser uma preocupação constante de qualquer Ser Humano, quer por vivermos num simples planeta, que nos oferece recursos naturais LIMITADOS, e as necessidades que a massa populacional do planeta apresenta são ILIMITADAS. Quer por sermos uma espécie que apenas se preocupa com o seu próprio umbigo…
    É certo, que hoje em dia já se ouvem algumas vozes a bradar lá do fundo para termos cuidado, mas será que são o suficiente. Na minha opinião, e contrariando os frios gestores financeiros e calculistas do planeta que apenas se preocupam com a maximização do Lucro e que se esquecem do verdadeiro principio da Racionalidade Económica, deveríamos instituir uma verdadeira cultura ambientalista na educação… para que as mais tenras crias do ser humano, agissem com naturalidade na protecção do ambiente desta bola azul e não sentissem que estão constantemente a ser pressionados para o respeitar.
    Um grande abraço e…excelente comentário sobre o ambiente
    Do teu amigo Polignac

    ResponderEliminar
  2. Amigo Samu
    eu quando penso ambiente, penso terra, penso Teoria Gaia...
    E acho que essa mensagem é a que devia ser passada.
    Ver a terra como um organismo vivo, que deve ser protegisdo,,,,,, não como tendo regiões a precisarem de ser protegidas.

    A terra deve ser vista como algo que é vivo, que sangra quando o torturam e que como qualquer organismo, se é agredido precisa de tempo para que as suas feridas sarem....

    Um beijo da hasaliah

    ResponderEliminar
  3. pensar ambiente infelizmente é mais do que uma necessidade é uma urgência, porque os homens esqueceram a sua parte animal e evoluiram negativamente, em demanda do egoismo. célia

    ResponderEliminar
  4. eu penso ambiente, mas penso do meu jeito, não gosto de pensar ambiente do jeito das organizações ambientalistas.
    as organizações ambientalistas tb não sabem pensar ambiente, pq na generalidade pensam de uma forma que se pode considerar fundamentalista.
    zé-m.

    ResponderEliminar