sábado, 31 de outubro de 2009

PÃO POR DEUS

Foto: Samuel Ramos Patrocínio
Não tinha previsto colocar nenhum post que versasse o Halloween. Não posso, contudo, deixar de o fazer, quando a velha tradição Portuguesa do “Pão por Deus”, foi literalmente substituída pela tradição anglo-saxónica do Halloween, popularizada pela máquina de Marketing, Norte-Americana.

Hoje, tal como muitas vezes fiz em criança, não vejo as crianças deste país, no dia 1 de Novembro a bater à Porta da vizinhança da aldeia e pedir o “Pão por Deus”. Hoje, batem à porta e dizem “Doçura ou Travessura”, na ânsia de receber alguns doces.

Naquele tempo, juntávamo-nos igualmente em grupos, e em todos os lares, a cada batida de porta, após dizermos que vínhamos pedir o “Pão por Deus”, mãos generosas, colocavam no nosso saco de tecido, figos secos, nozes, castanhas, romãs, passas ou cachos de passas, pinhões, e as tradicionais broas ou bolos podres. Cada lar dava o que tinha ou podia. Algumas vezes lá vinha alguma moeda.

Nós ficávamos felizes e a aldeia também, tinha-se cumprido a tradição. Nós éramos apenas só mais uns obreiros, daquilo que cada elemento da aldeia já tinha sido. Mais, se não fossemos a todas as casas, as pessoas ficavam como que “irritadas” e no dia seguinte, iam distribuir o “Pão por Deus”, que tinham destinado a cada criança.

Hoje, batem-me à porta e dizem “Doçura ou Travessura”, mas eu, apenas conheço a expressão “Pão por Deus.”

P.S. – Durante a feitura deste texto, não pude deixar de lembrar a “Ti” Levira; a “Ti” Deolinda, a “TI” Conceição, a “Ti” Guilhermina, a “Ti” Luciana, e muitas outras cujo nome a minha memória já não alcança.

5 comentários:

  1. eu gosto do Halloween. Acho ser perfeitamente possivel compatibilizar o Halloween com o Pão Por Deus, se as comunidades locais fizerem um esforço no sentido de manter vivas as nossas tradições locais.
    célia m.s./oeiras

    ResponderEliminar
  2. entre a doçura ou travessura eu prefiro as castanhas, nozes e broas.
    bem haja pelo texto.

    ResponderEliminar
  3. este texto levou-me à minha meninice,é à eterna recordação que tenho da minha aldeia.
    grato.
    LMMT

    ResponderEliminar
  4. Ainda existem algumas aldeias do nosso país, muito poucas, mas ainda existem na região centro que celebram o Pão por Deus.Vivo em Lisboa mas recordo-me perfeitamente de viver o Pão por Deus no dia de Finados. São estas nossas tradições e não essas americanices que nos fazem ser o povo que somos hoje. Tenho pena se o Pão por Deus desaparecer alguma vez da nossa tradição.

    ResponderEliminar
  5. Que tradicionalista, eu, gosto mais do Halloween. Li num outro post que é pai então diga-me se por acaso pediu pão por Deus com o seu filho/a ou este post é algo para parecer bom rapaz.
    Ana- Vila Fraca de Xira

    ResponderEliminar