domingo, 18 de outubro de 2009

ONTEM NÃO APOIEI O MEU BENFICA


Por aquilo que a minha memória consegue alcançar, ontem terá sido a primeira vez que não “puxei” pelo meu Benfica, e não podendo haver outro resultado, até teria ficado não feliz, mas contente se o glorioso tivesse esbarrado aos pés do Monsanto.

Não “puxei”, porque outros valores sentimentais se ergueram. Jamais poderia deixar de apoiar, um clube do meu concelho, que o mesmo é dizer da “minha terra”. Apoiei, o Monsanto, como apoiaria, o meu Atlético Clube Alcanenense, o Mindense, o Vila Moreira, o Malhou, o Gouxaria, o Filhós, o Espinheirense, o Louriceira, o Bugalhos, o Pousados, o Covão do Coelho, o Serra de Santo António, o Moitas Venda e os Marítimos de Alviela da minha aldeia da Raposeira.

Embora residente na Margem Esquerda do Guadiana, tenho acompanhado sempre o Futebol do meu Concelho de Alcanena. E, se tenho ficado triste, por aquilo que passou o Atlético, agora felizmente em recuperação, e outros clubes como o Vila Moreira, o Mindense e o Espinheirense e ainda o Amiense do Concelho vizinho de Santarém, tenho também ficado muito feliz, pela subida meteórica do Monsanto, desde a Inatel, até à Segunda Divisão Nacional.

É, um orgulho para as gentes de Monsanto, mas para mim também, e para todo o Concelho de Alcanena, uma aldeia com cerca de 1200 habitantes, ter conseguido a proeza de ter uma equipa na Segunda Divisão Nacional.

Nestes momentos como o de ontem, em que o Monsanto defrontou o Benfica, para a Taça de Portugal, recordei-me de alguns velhos companheiros de Escola, desde a Preparatória até ao Secundário, como o pequeno, grande Telmo, e se a memória não me falha, da sua empresa de vasouras, ou o Júlio, da empresa de velas, entre muitos outros. E, já que estamos a falar de Futebol, a memória leva-me a outro colega, grande jogador de Futebol, da vizinha terra de Amiais de Baixo, o “Cabé”.

Naturalmente, também não pude deixar de lembrar, que durante cerca de dezasseis anos, todos os dias da minha casa, olhando na Direcção da nascente do nosso Rio Alviela, lá estava, lá está e estará a aldeia de Monsanto.

Embora fisicamente longe, Monsanto e as suas gentes, podem ter a certeza, que no Alentejo, há alguém e este blog, firmemente a torcer sempre pelo Grupo Desportivo e Recreativo de Monsanto.

Bem Hajam.

7 comentários:

  1. Quero dar-lhe os parabéns por não ter apoiado o Benfica e por razões compreensíveis, ter dado todo o seu apoio ao Monsanto.
    Muito Bem.

    ResponderEliminar
  2. Samu

    É caso para dizer, que qualquer resultado teria sido bom...........

    Ontem, contrariamente a muitos outros jogos, ficaste mais franquilamente sentado no sofá........ sem temer a desgraça de uma nova derrota...

    Qualquer resultado seria motivo de comemoração e como é teu hábito,,,,,,,, umas cervejolas e uma carnita de porco frita saberia sempre a vitória...........

    ResponderEliminar
  3. Caro amigo és cá dos meus, cada vez que há jogo da bola com os amigos o que eu mais gosto é dos petiscos e do convivio.
    Boa amigo, viva ao teu Benfica.

    ResponderEliminar
  4. São equipas como o Monsanto, o Sertanense e o meu Odivelas e muitas outras, onde se joga Futebol genuino de amor à camisola, que trazem o brilho e as alegrias aos Estádios Nacionais, em contraponto ao Futebol industrializado.
    Vi o jogo e gostei de ver actuar o Monsanto, independentemente do resultado. josé antónio /Odivelas

    ResponderEliminar
  5. Não gosto particularmente de ver jogar á bola, mas sou do FCP, embora viva na margem esquerda do Guadiana, sempre me perguntaram porquê, nunca soube responder, digo que sou azul no desporto e na politica, mas hoje soube aprendi com o bloger, sou do FCP porque sempre fica longe de onde vivo.
    SPCR

    ResponderEliminar
  6. viva o Monsanto e todas as equipas que em Portugal jogam por prazer e amor à terra.
    viva o futebol.

    ResponderEliminar
  7. O Benfica deu 5 ao Everton, o que prova que o Monsanto é uma grande equipa.

    ResponderEliminar