domingo, 11 de outubro de 2009

BARACK OBAMA - PRÉMIO NOBEL DA PAZ?


Provavelmente deve ser incapacidade minha, ou falta de conhecimento, mas a verdade é que apenas consigo encontrar dois argumento plausíveis, para que Barack Obama, tenha sido agraciado com o Nobel da Paz.

Não lhe reconheço para já, qualquer feito, que motive a atribuição de um prémio com a grandeza do Nobel da Paz. Creio mesmo, que a Academia Nobel, tomou uma atitude que a tempo a poderá descredibilizar, atendendo às funções do visado, que, naturalmente, por muito que não queira, terá necessariamente que fazer a defesa dos Estados Unidos, e isso por tradição, implica muitas vezes tomar uma atitude, que à PAZ muito fica a dever.

Argumento 1 – Tentativa de condicionar a política externa Norte-americana, obrigando moralmente Obama a inflectir ou a tomar medidas menos agressivas e, implicar a opinião pública Americana nessas decisões, se os interesses Americanos forem molestados. Contudo não acredito que perante, “agressão” séria a esses interesses, Obama consiga resistir à pressão dos lobbies e opinião pública.

Argumento 2 - Falta de capacidade de pesquisa e pouca imaginação da Academia Nobel, para entregar o prémio a quem realmente merece. E, há muita gente e instituições no mundo que o merecem, pelo trabalho, dedicação e esforço altruísta em prol de muitas causas, que embora, nem sempre com o eco da visibilidade mediática, são responsáveis por “climas” de PAZ, nos “microcosmos” em que actuam. A título de exemplo, Fernando Nobre e a AMI.

7 comentários:

  1. não concordo consigo. Acho que Barack Obama, já mostrou que é um homem de paz e por isso é inteiramente merecedor do prémio nobel. joao m.santos - lx.

    ResponderEliminar
  2. Também acho que Fernando Nobre e a AMI merecem receber um prémio da Paz, bem como muitas outras instituições similares.
    rosa andrade - gaia

    ResponderEliminar
  3. esta nomeameação é claramente uma imposição do imperialismo americano. para mim não vale absolutamente nada.
    rui

    ResponderEliminar
  4. Ser diferente, Ser OBAMA, já lhe grangeou ser, nas expectativas de muitos.... muita coisa, até um prémio que pretende distinguir quem já tem "trabalho" e "luta" nas grandes causas pela PAZ a nível mundial.

    Agora o Nobel acentou nas expectativas de Paz, amanhã acentará nas da cura de uma qualquer doença em estudo,,,,, e poderei vencer eu.... se me candidatar e ganhar as Eleições Inglesas, ou fraNCESAS....

    Espero siceramente que este prémio venha a ser merecido....
    Se não distinguiu o trabalho feito que por antecipação o distinga por premonição !!!

    ResponderEliminar
  5. muito bonito blogger

    visite : webcam airport live USA http://radiofriburgoam.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. OBAMA ganhou o premio Nobel da Paz e todos sabemos que merecido é, vejamos:
    Se os EUA se vergou a um Negro, o mundo também
    Se os EUA se vergou a um estrangueiroide, o mundo também
    Se os EUA se vergou e quebrou a teoria de supremacia, o mundo também
    Ora então porque não havera o OBAMA de ganhar ser diferente num país suberano ser diferente no mundo, não merece o premio é como se merece-se. Paz nos EUA semnpre foi diferente de Paz para os outros,pode ser que agora passe a er igual.

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    Vim conhecer o seu blogue.

    Concordo!
    Triste mundo esse que já não possui candidatos ao Nobel da Paz por feitos realizados!
    Mas felizmente existem, anónimos que trabalham em prol dos outros, pela paz, correndo muitas vezes, riscos de vida e vivendo permanemtemente em "luta" pela paz.

    ResponderEliminar