domingo, 27 de março de 2011

E, ASSIM, VAI PORTUGAL

Imagem: Retirada da Internet / Sem Indicação do Autor


Num momento em que Portugal, vive porventura uma das suas maiores crises financeira e económica, senão a maior, com infelizmente, implicações demasiado directas sobre uma franja da população e empresas, o lógico seria, tal como faz a maior parte da Comunicação Social e Blogs, reportar-me ao tema.

Não o vou fazer, ou por outra, se calhar até vou, se no texto abaixo se conseguir arranjar algum termo de correspondência entre o que vou narrar e a situação actual de Portugal.

As próximas palavras são denunciadoras de um quadro visual, que me deixou perplexo, na passada sexta-feira, dia 25 de Março.

Às Sextas-feiras por volta das 19/20 horas, e no sentido de descomprimir, da “stress” psíquico, específico das minhas funções de trabalho, gosta ou de dar uma “voltinha”, pela urbe, ou apenas ficar relaxadamente dentro do carro, a ouvir o programa “Contraditório” da Antena 1, enquanto observo/contemplo o vaivém quase contínuo de gente (que felizmente a minha rua tem, neste Alentejo, em que gente é mais do que uma bênção).

Nesta última Sexta-feira, deparei-me com um cenário, que para uns pode ser uma trivialidade, mas que a mim, confessamente me chocou e, não me importo de me chamarem demasiadamente conservador, ou e se quiserem qualquer epiteto que vos venha à cabeça.

No lado oposto da rua onde me encontrava, a ouvir o “Contraditório” vejo passar duas raparigas na casa dos seus onze, doze anos, numa posse a desfilar o adulto, levando cada uma na mão, um cigarro que num ritmo acelerado devoravam efusivamente.

Pensei que devia intervir e chamar à razão das petizes, mas cobardemente, mantive-me sereno, a escutar o desfilar das opiniões sobre como será o desenrolar das próximas eleições, possíveis cenários pós-eleitorais… e, assim, vai Portugal.

Cada um que julgue por si.

4 comentários:

  1. Li e fiquei apreensivo. REgistando o facto de ser fã do programa peguei no telefone e liguei para ler e perguntar o que cada um devia pensar. Falei com a Ana Sá Lopes, com o Carlos Magno e por fim com o Luís Delgado: responderam-me igual: "O què quisso tem de mal" Admirado, insisti, e a resposta não se fez esperar: "Olhe a gente sabe é de trocas de poderes, da tactica dos partidos e da manigancia da alta finança, disso que o SAMINO diz, agente não sabe ser Juíz..."

    (claro que isto não aconteceu, mas podia ter acontecido... assim, ou algo parecido)

    ResponderEliminar
  2. A crise maior de todas amigo Samnio é a de valores!
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. De cobardia em cobardia, de falta actuar no momento certo, assim se fez e faz o actual estado de Portugal. CRISE em todos os sentidos.
    Bem haja pelo texto.
    Ana.

    ResponderEliminar
  4. beatriz .... diz " será que Portugal ainda tem Pulmões????????????????

    ResponderEliminar