segunda-feira, 30 de agosto de 2010

ACREDITAR / I BELIEVE

Foto: Samuel Ramos Patrocínio

Numa altura em que algum desalento já é bem visível na Sociedade Portuguesa, muito por causa da incessante crise, que se colou, mais forte que lapa na rocha, a este rectângulo, sou a trazer uma palavra de ESPERANÇA.

Poderão dizer, que mais um se atreveu a lançar palavras ao vento, porque dada a situação em que nos encontramos já pouco há a fazer, para reverter a situação.

Nesse caso sou compelido, a discordar. Nós temos sempre uma palavra. Cada um de nós pode sempre inverter o que quer que seja, basta, ACREDITAR. Depois, traçar metas, trabalhar, esforçar-se e certamente ao fim de algum tempo, veremos que afinal aquilo que parecia impossível, talvez não o seja.

Quero dar dois exemplos recentes, ambos do mundo do futebol (mas poderia ter como base outras áreas), por serem bastante demonstrativos da vontade de ACREDITAR, demonstrada pelos seus treinadores. Quem alguma vez, julgaria que o Sporting de Braga, conseguiria levar de vencida, da forma brilhante como o fez e por duas vezes a poderosa equipa do Sevilha (que ocupa a sétima posição no ranking da UEFA) e, o Sporting, poder ter passado à fase de grupos da Liga Europa?

Ambos conseguiram. E, Porquê? Porque pelo menos ambos os treinadores ACREDITARAM. Demonstraram-no bem antes das respectivas partidas decisivas, quando uma grande parte desconfiava que tal viesse a suceder. Demonstraram-no tão bem, que inclusive eu, passei a ACREDITAR que seria possível. Depois, contagiaram os seus pupilos, com esta força de ACREDITAR, trabalharam para tal, esforçaram-se e conseguiram.

Bem sei, que muitas vezes ACREDITAR, mesmo com trabalho e esforço não chega, mas uma coisa é bem verdade, sem ACREDITAR, é que não se consegue nada, absolutamente nada.

ACREDITAR, ACREDITAR … ACREDITAR, sempre.

p.s 1 – A acompanhar, ainda um outro exemplo da vontade de ACREDITAR, as dos Mineiros Chilenos, “encurralados”, no interior de uma Mina. Só esta vontade de ACREDITAR (a que se junta trabalho e esforço), quer dos que estão a tentar retirá-los e dos próprios mineiros, pode salvar estes homens.

p.s 2 - Como tenho vindo a referir, atendendo ao pouco tempo que me sobra livre, não tenho nos últimos tempos dado ao PALAVRAS SEM JEITO, a atenção de que gostaria. Ainda assim, este blog, continua bem vivo, pelo que vou tentar ter uma presença mais assídua ainda que, com menor profundidade no que à abordagem dos temas diz respeito.

5 comentários:

  1. gostei muito. muito interessante e encorajador. é bom que alguém nos vá dando algum alento.
    zé.

    ResponderEliminar
  2. Meu amigo:
    É neste "Acreditar" que me inspiro para poder seguir em frente, senão à muito que tinha desistido.
    Temos que acreditar e principalmente, espalhar este acreditar para que ele não se dilua no rio constante das palavras negativas.
    Fez-me muito bem vir aqui renovar esta palavra com jeito, porque não me posso esquecer de acreditar ;-)
    Obrigada por estar aqui.

    Beijinhos e volte depressa!

    ResponderEliminar
  3. este post vem numa boa altura... começava a pensar que, o melhor a fazer seria deixar de assistir a blocos noticiosos ou ler jornais.

    portugal está deprimido e com razão.

    não obstante, existem motivos para percebermos que há um caminho, uma volta a dar. este post vem lembrar-nos não podemos esmorecer, há que ir à luta. há que Acreditar.

    tenho vindo a acompanhar a história dos mineiros. para mim, aquela situação deixa-me sem ar. literalmente. não consigo imaginar-me numa situação daquelas. acho que já teria enlouquecido e levado à loucura que me rodeasse. e muito menos pensar que um familiar meu pudesse estar numa situação daquelas... aqueles homens são uns verdadeiros heróis. e sim, ACREDITAR, é a mensagem mais importante que eles nos transmitem, dia após dia.

    ao lado destes homens e, também, dos homens, mulheres e crianças que os esperam... a nossa depressão desvanece.

    [apesar de ser uma visitante que praticamente não comenta :| eu adoro vir aqui... um beijinho grande e até de repente]

    ResponderEliminar
  4. Meu amigo:
    Espero que esteja tudo bem consigo?!
    No aniversário do meu blogue, vim aqui dar um beijinho a um amigo fiel e especial.
    Até breve !

    ResponderEliminar
  5. Mais do que nunca, hoje precisamos mesmo de ACREDITAR.
    Parabéns pelo texto.
    C.L.

    ResponderEliminar