domingo, 14 de fevereiro de 2010

SIM. NÃO.

Foto: Samuel Ramos Patrocínio

A assumpção clara de que este Blog, é cada vez mais NOSSO e menos MEU, leva-me a dissertar sobre temas, que são colocados por quem visita o PALAVRAS SEM JEITO. Para a visitante “Sarinha”, impunha-se uma reflexão sobre o que encerram as palavras SIM e NÃO.

Numa observação menos atenta e pouco reflectiva, trazer este tema para o blog, parece ser uma minudência, todavia, não é necessário fazer nenhuma tese para rapidamente entendermos, que estas simples palavras de apenas três letras, possuem um peso determinante na nossa vida, ou não seja o nosso percurso de vida, uma súmula de SINS e NÃOS.

Todos somos obrigados a tomar decisões. Em qualquer circunstância, “decisões” implicam sempre uma tomada de posição assente no princípio básico do SIM ou do NÃO.

Em todas as decisões apenas podemos optar por três situações, a saber:
1 – dizer SIM;
2 – dizer NÃO;
3 – dizer SIM ou NÃO, quando a nossa vontade era dizer o oposto.

Nos dois primeiros pressupostos, não existem interferências externas ou factores limitativos, que nos obrigam a condicionar a nossa resposta. A decisão é tomada de livre vontade, embora, nem sempre de forma totalmente assertiva, por óbvias limitações humanas na capacidade de previsibilidade relativamente a um acontecimento futuro.

No terceiro pressuposto, a nossa vontade é literalmente rejeitada, por nós próprios, devido a condicionalismos que nos obrigam a tomar uma posição diferente daquela que na realidade queríamos. Esses condicionalismos têm múltiplas origens, assentando na nossa dependência económica, social, intelectual, psíquica, sentimental e até física perante outrem.

Se nalguns casos a nossa dependência é de tal forma latente que, pouco ou muito pouco, pudemos ousar fazer para actuarmos de forma diferente (ou pelo menos tentarmos ir criando paulatinamente condições para que isso aconteça), sob pena de atendendo à nossa força sermos subjugados de uma forma quase definitiva, noutras há, que esses condicionalismos só o são devido à nossa covardia.

SIM. NÃO.

5 comentários:

  1. Nem mais amigo Samnio, são as três palavras que pautam a nossa vida... Parece simples, mas não é! Nunca tinha pensado nisto, mas é mesmo assim, são as únicas 3 opções que podemos tomar perante situações. O sim e o não... O sim parece-me o mais fácil, não deixa grandes duvidas e toda a gente gosta. O não é complicado, gera conflito, mas é imprescindível para a necessária demarcação do nosso território, deve ser usado com calma, mas firmemente.
    A 3ª.opção, dizer sim ou não quando temos vontade de dizer o contrário, talvez seja a mais usada na nossa sociedade (infelizmente) e para mim é demolidora do carácter de cada um, mas impôe-se muitas vezes devido precisamente aos inúmeros condicionalismos a que todos estamos sujeitos (quando não é de uma forma é de oytra). Parece até que estamos presos a uma teia, que nos impede de sermos livres... e depois para não sufocarmos, tomam-se uns chás, uns comprimidos, mas mesmo assim, pelo menos a mim, ainda me fica a doer a cabeça!
    Abraço
    Cristina

    ResponderEliminar
  2. Nada mais correcto, o Sim e o Não, determinam o rumo da nossa vida.
    Não tinha ainda pensado sobre a importância destas simples palavras, mas que de facto serão não elas, mas o que determinam, as mais importantes da nossa vida.
    Concordo com a "Cristina" que dizer Sim, é fácil, dizer Não é dificil, mas há vezes temos de fazê-lo.
    muito bom texto mais uma vez.
    um abraço.
    v.

    ResponderEliminar
  3. Como sempre amigo Samnio, um óptimo texto e uma óptima questão!
    O sim, tal como o não, quando aplicados com sinceridade e conhecimento definem tudo na nossa vida.
    Agora quando dizemos sim quando devíamos dizer não e vice-versa, complicamos tudo,
    leva tempo e muitas vezes nunca conseguimos ter a coragem de dizer a palavra certa no momento certo.
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  4. Caro amigo,
    dizer sim ou não, é uma questão de liberdade, as nossas escolhas (do sim ou do não) serão livres se não forem nem necessárias nem arbitrárias.

    Ser livre significa que não temos um só caminho a seguir, que a decisão não é condicionada......
    que o sim é mesmo sim e o não ....

    mas tantas questãos quartam a nossa liberdade de escolha ..... e raramente o sim é mesmo sim

    mas sim, desejo-te sorte e felicidades

    ResponderEliminar
  5. Amei que esse texto foi "pra mim".
    E é incrível como essas 3 letras mudam nossas vidas.
    Hoje, eu não sei se prefiro um Sim ou um Não. Enquanto isso... vou vendo o que faço.
    Adorei mesmo. Obrigada! hahahahahaha!
    ;*!

    ResponderEliminar