domingo, 7 de fevereiro de 2010

SOMOS PORTUGUESES

Foto: Retirada da Internet / Sem indicação do autor
“Andamos em baixo e por baixo”. Uma grande, muito grande maioria dos Portugueses, responderia, não tenho dúvidas, desta forma se lhes fosse perguntado, qual o estado actual do país e dos próprios.

Há senda, os mesmos problemas de sempre, agravados pela crise (ou pseudo crise, ainda não percebi, engendrada pelo grande capital internacional), o contínuo pesadelo do défice e agora, o galopar vertiginoso da Insegurança (grandemente atribuído a cidadãos da Europa de Leste e Brasil). E, nem para aliviar algum nível depressivo, o estado do tempo para isso contribui, não vendo jeitos de voltarmos a ver o “nosso Sol”.

“Somos Portugueses”.

Somos um país pequeno, difícil de entendermos muita coisa, sem uma grande capacidade organizativa (pelos menos nos cânones nórdicos), burocratas, entre muitas outras características Lusas, que todos sabemos serem castradoras ao nosso desenvolvimento.

Mas, temos aquilo que provavelmente nenhum outro país do mundo tem. UMA HISTÓRIA DE ORGULHO. Que país do Mundo com a dimensão e o número de habitantes de Portugal, conseguiu o feito dos Portugueses.

Somos um país que deve o respeito de todos os outros. Que país do Mundo conseguiu um relacionamento tão profundo, em simultâneo com África, com a América, com os grandes colossos da Ásia (China, Índia, Japão e Indonésia) e um pouco com todo o resto do Mundo.
Quantos podem referir isso?

Que país atendendo mais uma vez à sua dimensão e população se pode arrogar de ter gente sua, nos mais vastos e diversos lugares de decisão, investigação, economia ou outros, no mundo.

Na verdade somos um país pequeno, mas “jogamos” na mesma área de influência dos grandes e por isso, por exemplo comparem-nos com a Grécia é um grande dislate, só pronunciado por algum tolo de circunstância.

Não servem estes argumentos para mudar o nosso curso presente, mas servem para entendermos que os Portugueses não são uma gente qualquer. São gente que quando quer, tem na sua genética a capacidade de reverter dificuldades em oportunidades que se tornam sucesso.

Somos Portugueses”. Mãos à obra.

P.S. – tem por objectivo este post, num momento muito complicado da nação, servir de alento aos Portugueses que o lerem.

8 comentários:

  1. A mim serve-me de alento, sobretudo por ser uma mensagem de coragem, e de optimismo. Vamos lá a pensar mais positivo, porque mesmo sem lembrar que somos Portugueses, podemos sempre lembrar que temos também tantas coisas boas para disfrutar (ainda que até possam ser simples)!
    Abraços
    Cristina

    ResponderEliminar
  2. Gostei sinceramente deste seu texto positivo e motivador! Eu às vezes caio no lamento e no negativismo, mas sei que assim não chegamos a lado nenhum, são desabafos do momento.
    Mas tal como o meu amigo, tenho orgulho de ser portuguesa, tenho orgulho na nossa história e dos nossos antepassados,talvez seja esta a altura de os honrarmos!
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  3. Eu, para quem me conhece sou muito, muito patriota.
    Eu, sou uma orgulhosa da minha patria e nada tendenciosa, para mim embora baixo-alentejana, a minha casa é o distrito de Beja mas o meu quintal é Portugal, sou de todo o lado, sou deste País.

    O que me deprime embora seja extremamente positiva, muitas vezes me perguntam como consigo parecer bem quando está tudo mal á minha volta, porque sou positiva e acredito nos sonhos.

    Sonho... que Portugal merece Honra, Gloria e respeito...
    Sonho... que Portugal merece gente que não o envergonhe à frente enquanto dirigentes
    Sonho... que Portugal não é roubado por quem o lidera
    Sonho... que Portugal tem pessoas crediveis á.
    Sonho... que neste pais não se vive á espera que seja dado o peixe mas todos queiramos pescar...
    Sonho... que o estado não rouba quem se esforça, que não cala quem se opõe, que temos um estado de DIREITO.

    Eu orgulho-me da nossa bandeira, mas sei que é muito mal tradada por todos os qua a representam, inclusivé no footbal.

    SPCR

    ResponderEliminar
  4. ainda bem que há quem escreva estas coisas!
    Eu sou refilona, mas sempre optimista!

    ResponderEliminar
  5. Realmente comparar Portugal com a Grécia é burrice. Não se pode esquecer que Portugal mantém relações estreitas com suas ex-colônias. Principalmente com o Brasil, onde muitas empresas portuguesas estão instaladas e tem um mercado grande e em expansão. Só isso já dá a Portugal um grande alívio econômico, acredito eu. Sem contar que há a outra mão. O Brasil possui muitas empresas investindo em Portugal. Vê se a Grécia tem disso!
    O que me parece ser grande problema em Portugal, e aí pode-se comparar com a Grécia, é a corrupção no governo noticiada no Publico praticamente todo dia. Nunca morei em Portugal, mas pude observar que o país soube aproveitar bem os recursos vindos da EU para infra-estrutura nos anos 80 e 90. Mas recentemente, com tanta corrupção, as coisas obviamente não andam bem.

    ResponderEliminar
  6. parabens..
    esta muito bem escrito..
    a mensagem de alento foi entendida pelos lados de cá..
    vou recomendar.

    http://coisasdepi.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Gostei do texto, não só pela mensagem, mas pelo português. Aliás, é gostoso ler um texto em português - se é que me entende.

    Vou voltar mais vezes!

    Tathy

    ResponderEliminar
  8. os Sins são complicados, sabe?
    Eu sempre fui adpta deles. Mas, algumas vezes a gente precisa saber dizer não!
    ;x

    ResponderEliminar