domingo, 13 de dezembro de 2009

SE NÃO FOSSEMOS TÃO NARCISISTAS ...

Foto: Samuel Ramos Patrocínio

Estava há pouco a olhar para uma revista que exibia na capa uma fotografia do rosto de Cristiano Ronaldo e, no meu cérebro um turbilhão de pensamentos em cascata sucedeu-se. Lembrei o recebimento do Prémio Nobel por parte de Obama em Oslo, o agravar da contenda no Afeganistão, as peripécias de José Eduardo dos Santos para se perpetuar no poder por mais uns anitos e naturalmente a cimeira de Copenhaga.

Certamente já todos perceberam onde quero chegar neste Post. Nem mais… tudo isto revela a inconstância humana assente em princípios éticos e morais, dificilmente compreensíveis mas simultaneamente banalizados e aceites socialmente por todos nós.

Gostava de escrever que todos concordam que vivemos num planeta, que deve ser entendido como sendo a nossa casa comum. Gostava, mas na verdade a atitude demonstrada leva a supor precisamente o contrário. Dificilmente entendemos que a nossa forma de organização em sociedade se fundeia em artificialismos, que geralmente obstipam a verdade e são contrários a muitos valores que deveriam ser, não uma excepção, mas a regra.

Na verdade, tudo começa com o exacerbamento Narcisista do Ser Humano, pelo menos na maioria das formas de organização Social, Religiosa e Política que conhecemos. Fingimos preocuparmo-nos com os outros, até argumentamos que somos filhos de um mesmo Deus, sendo todos irmãos e por isso lá nos rogamos a dar umas migalhas aos mais necessitados em troco, se possível de uma boa publicidade, isto para não acrescentar mais ao rol.

Se não fossemos tão Narcisistas já tínhamos entendido que a nossa relação com a Natureza e, de uns para com os outros, muito deixa a desejar. Já tínhamos entendido que vivemos num espaço global, cujas fronteiras, sejam elas de que natureza forem, não passam de meros superficialíssimos construídos pela natureza humana.

E, assim sendo não se entende, e eu gosto muito de futebol, que um jogador possa auferir um salário para lá do entendível como justo, sendo que o remanescente podia alimentar muitas crianças. Não se entende, que alguém possa ser pela PAZ, quando pratica a GUERRA. Não se entende que alguém queira governar, sem que pelo menos se sujeite ao plebiscito popular.

E, por fim, não se entende por que razão os HOMENS, têm tanta dificuldade em encontrar um entendimento (que não encontram) que a todos beneficia.

5 comentários:

  1. Há muito que deixei de acreditar no entendimento e na humanidade...perdi essa crença quando compreendi que só somos importantes quando vivemos bem, vestimos bem e temos um título para exibir.
    Mantenho ainda uma réstia de esperança nos jovens(alguns jovens digo...)pois tenho dois filhos jovens que estão a lutar por uma oportunidade.
    O meu medo é que eles também deixem de acreditar!
    Obrigada também pelas suas motivadoras palavras no meu blogue, pois isto aqui, às vezes é bem solitário.
    Um abraço e...só nos resta sonhar!

    ResponderEliminar
  2. Mais uma vez um texto de grande qualidade.Leva-nos a reflectir sobre a forma como actuamos enquanto sociedade, que afinal sabemos ser assim, todavia comportamo-nos como seres estúpidos, pois nada fazemos para mudar.
    Já disse num outro post e volto a escrever, gostava de o ver escrever com mais regularidade, pois mostra uma capacidade diferente de tocar nos assuntos abordando-os com firmeza.
    v.

    ResponderEliminar
  3. Fala, fala, mas não diz nada. O que faz o bloger para ser diferente dos outros que critica.

    ResponderEliminar
  4. Quem é o Cristiano qualquer coisa??? se hà algo que detesto é criticar-se mas falando no tema, se é narcisismo ter dada figura em capa de reviste com um titulo "Parvo" não será narcisismo perder tempo ao computadorpara retomar o tema e dar mais tempo de antena a gente que mais não é que uma ilusão do tempo.

    acabei de perder tempo...

    Sandra vila-nova-da-barquinha

    ResponderEliminar
  5. Desde já agradeço a todos, os que dignaram a fazer comentários a este Post,e, não sendo meu hábito responder aos mesmos, neste caso específico por uma série de razões, não o poderia deixar de fazer, assim:
    - Minha Cara Fê-blue bird, muito, mesmo muito obrigado, não só por ter por hábito visitar o meu blog, mas também por deixar sempre um comentário, pois para mim as suas palavras, são sempre um motivo que me encoraja e motiva a continuar. Muito Obrigado. E já agora convido todos a visitar os seus blogs porque são de facto de grande qualidade. Só lhes "Peço 5 minutos" e entrarão num "Sonho".
    Tem toda a razão quando diz que apenas "somos importantes quando vivemos bem". Hoje valorizam-se valores que nada têm a ver com a essência do Ser Humano. Valoriza-se o materialismo como se fosse a peça determinante para definir a "categoria" de cada individuo. Enfim...
    Um grande Abraço.
    - Meu caro/a v.,também muito obrigado por ser um/a leitor/a assíduo/a. É para mim um motivo de orgulho também poder contar sempre consigo.
    Quanto a ser um post de grande qualidade, agradeço, mas não me considero ser assim muito dotado no campo da escrita. No entanto esforço-me.
    Sobre escrever mais, bem gostaria de o fazer. Gostaria inclusive, de escrever diariamente pequenos textos várias vezes ao dia sobre a actualidade. Quem sabe um dia. Presentemente, a verdade é que apenas consigo fazer um Post, ao fim-de-semana, dar uma volta por blogs amigos e nada mais.
    Não tenho dúvidas que genericamente somos Seres Estúpidos, porque na verdade e veja-se o resultado final da Cimeira de Copenhaga, pouco ou nada fazémos para mudar.
    Um grande Abraço.
    - sobre o anónimo de 15 de Dezembro, agradeço ter visitado o meu blog, mas agradeço-lhe muito mais, por já me considerar um bloger. é que Blogs existem milhões, mas blogers provalvelmente muito poucos, porque para se atingir essa categoria é preciso ser-se muito bom. Pelos vistos já subi ao topo.
    Falo, falo e nada digo, não me parece verdade, porque se não dissesse nada você não teria feito qualquer comentário, mas fê-lo. Tal como disse e sendo bloger, compete-me fazer comentários sobre aquilo que considero. Não sou político, não tenho o poder de decidir, mas como cidadão do mundo, tenho o dever de intervir e reflectir sobre um qualquer assunto. E, na verdade não procuro unanimismos sobre a minha opinião.
    Uma última palavra não critico, constato.
    Espero tê-lo mais vezes neste blog, nem que seja sobre a forma de anonimato. Muito Obrigado.
    - Cara Sandra, em primeiro e sendo como presumo natural de Vila-Nova-da-Barquinha, devo dizer-lhe que temos em comum sermos ambos Ribatejanos, e ambos do Norte do distrito de Santarém (ver post de Novembro sobre o "Monsanto"). Muito obrigado por ter passado por este Blog, e, asseguro-lhe que não perdeu o seu tempo, como certamente saberá.
    Concordo na plenitude consigo, sobre a referência que faz ao dito cujo, pois é de facto uma ilusão do tempo. Não tenho dúvidas quanto a isso. Digo-lhe mais, não nutro qualquer simpatia, pelo mesmo, embora lhe reconheça valor e arte para o Futebol, desporto de que gosto bastante.
    Se reparou não dei qualquer enfoque ao dito cujo, apenas peguei nesse e noutros exemplos,para ilustrar no fundo a minha reflexão.
    Espero continuar a contar consigo e com as opiniões.


    Neste Blog, todos comentários são válidos e jamais serão apagados, desde que cumpram com as regras que todos consideramos validamente democráticas.

    ResponderEliminar