terça-feira, 29 de dezembro de 2009

PARA ALÉM DO ALMEJAMENTO

Foto: Samuel Ramos Patrocínio

Hoje é caso para começar este Post, com a expressão “ E, Pronto”.

E, Pronto, 2009 está a chegar ao fim. Com ele encerra-se não apenas um ano, mas também uma década.

A década a que eu chamo, DO ALMEJAMENTO. Quem não se recorda de como as gerações anteriores a 70, de 70 e 80, mais do que ambicionavam, “almejavam” vir a viver no século XXI, ultrapassando a barreira do mítico ano 2000. Feito que muitos diziam ser impossível, tal era a convicção cega que depositavam nos inúmeros dizeres e nas rocambolescas profecias, que garantiam “que aos mil passarás, mas aos dois mil não chegarás.”

Não só se chegou ao ano 2000, como estamos a atingir o final da sua primeira década. Dizia-me no outro dia um amigo, que estava complemente estarrecido, como o tempo tinha passado tão depressa, tão depressa dizia ele, que as pessoas em dez anos parece que não tiveram um minuto para PARAR, apenas com o simples motivo de poderem meditar sobre a forma como nos comportamos e agimos uns para com os outros. Dizia que não notava nenhuma diferença comportamental no Ser Humano, independentemente de estarmos a viver no século XXI, exceptuando a adaptação e dependência da tecnologia, principalmente das de Informação e Comunicação, mas que nem achava mal de todo.

Concordando com o meu amigo, apesar de tudo, a primeira década do século XXI, não deixa de ser um marco importante na vida de todos aqueles que a viveram e terão a sorte de PASSAR PARA ALÉM DO ALMEJAMENTO.

Para todos um 2010, com tudo de BOM.

5 comentários:

  1. Realmente é verdade, se na opinião de uns a vida não estremece e não “PASSA”.NA OPINIÃO DE OUTROS a vida é um corrupio de loucuras desenfreadas…
    Alguns dias atrás, também tive um amigo meu que me disse, algo do género, “como é possível que "andemos" sempre a correr de um lado para o outro a concretizar coisas, e nunca temos tempo suficiente… e tanta gente vive na calma como se tudo já estivesse feito…”
    Pois é meu amigo… cada vez é mais estranho viver neste mundo… onde, há quem sinta o desejo de o mudar para melhor, e outros que esperem que o façam por nós….
    Quanto à mudança de século apenas são números voltados na página do calendário gregoriano, pois a verdadeira mudança está na alma e fé de cada Homem!!!
    Um bom ano 2010 para ti… e que seja ainda melhor que 2009…

    ResponderEliminar
  2. A verdadeira mudança do homem está ao alcance da sua vontade.
    Mudar de dentro para fora, alcançar a paz interior e viver um dia de cada vez.
    Tudo isto podem ser lugares comuns mas é aqui nesta simplicidade que está o segredo. Segredo este que só se aprende com a vida e muitas vezes com o sofrimento.
    Desejo-lhe também um BOM ANO NOVO!
    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Graça Dinis diz:
    Vim parar por acaso ao blog. Li alguns dos textos.Deixe-me dizer que acho curioso, a sua forma de abordagem, quando fala em caninização ou almejamento, entre outros. A aplicação destes termos, revela pensamento. Não é um filosofo, mas é um meditador.
    Costumo circular pouco por blogs. Gostei deste. Vou voltar.

    ResponderEliminar
  4. mais uma vez surpreendeu-me com a sua capaciadade imaginativa "década do almejamento". Muito bem.
    Um bom ano de 2010 para todos.
    V.

    ResponderEliminar
  5. Coloquei no meu blogue a sua nomeação para o selo "Prémio Relíquia da Internet".
    Acho que é uma boa maneira de começar o Ano Novo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar