domingo, 27 de setembro de 2009

NÓS (portugueses) E A ARROGÂNCIA

Foto: Samuel Ramos Patrocínio


Não sei se será deficiência minha, ou enviesamento na observação, que faço à sociedade Portuguesa.

Partindo do princípio que as minhas observações correspondem à verdade, ainda que, tolerando um desvio a essas mesmas observações, sou tentado, a afirmar que os portugueses estão cada vez mais arrogantes e menos humildes.

Não vai nenhum mal ao mundo, de quando em vez ter arrogância. O problema a meu ver é quando esta se torna patológica, e, por tudo ou por nada, incluindo o saber muitas vezes que a razão é pertença de outrem, ilogicamente, se teima nunca verdade não existente ou deveras discutível.

Achamo-nos, melhores, mais verdadeiros e mais imaculados que qualquer um, quando na teoria e na prática, somos apenas mais um Ser, frágil, e desprotegido perante a dimensão do Cosmos, mas essa nossa “ridícula dimensão” de poder, parece não encaixar em muitas mentes, obcecadas em dominar e controlar os seus “mundinhos idiotas”, a troco do desrespeito pelo outros, dando supremacia à arrogância.

Em suma, a Sociedade Portuguesa, parece cada vez mais, estar a ser construída, alicerçando-se num telhado, velho, esburacado e carunchoso.

3 comentários:

  1. Nem só da humildade vive o homem, mas da Arrogância é que não vive concerteza.

    ResponderEliminar
  2. se a sociedade portuguesa se alicerça no telhado, algo vai mal decerteza!

    E não será da falta de humildade....
    Nem da sua crescente arrogância.

    Talvez esteja mesmo, na falta de empreiteiros capazes, que começam os alicerces pelo telhado.

    ResponderEliminar
  3. Algo se passa em Portugal e com os portugueses. Cá dentro funcionamos de uma determinada maneira, onde impera sem dúvida a arrogância e acrescento muita malandrice. Lá fora somos humildes, trabalhadores e dinâmicos.
    Estará em quem nos orienta, digo políticos, a resposta?

    ResponderEliminar