domingo, 6 de setembro de 2009

ARISTIDES DE SOUSA MENDES

 
Sem ter a pretensão real e o trabalho de verificar num dicionário, o que significa a palavra “Herói”, tenho no meu íntimo, que um “Herói” é alguém que se destacou devido a alguma proeza, que tem como beneficiário último a humanidade ou um determinado indivíduo, pondo em risco a própria vida.

Ultimamente, porém, verifico, que a minha “intuição”, relativamente ao significado, parece, representar coisa diferente, e um “Herói”, é alguém, que a troco de meia dúzia de baboseiras, aparece na televisão, dizendo coisa nenhuma, quanto mais fazendo coisa alguma.

Se o último post, foi sobre o inicio da fatídica segunda guerra mundial, seria injusto, e porventura até mesmo “indigno”, não recordar a memória daquele, que contra o poder instituído e as ordens que deliberadamente lhe foram dadas, teve a CORAGEM e a ATITUDE de dizer SIM À VIDA. A ele, por todo o Mundo, muita gente deve ou deveu a sua vida.

Mais importante de tudo, é entender que ARISTIDES DE SOUSA MENDES, não se acobardou na faustosidade da sua vida, mas, deu voz aos seus ensinamentos basilares “NÃO MATARÁS”. Quero com isto dizer, que para ARISTIDES, não agir, representava cumplicidade, de um estado opressor (Alemanha) que se dizia cristão e de um estado a que pertencia que igualmente cristão se dizia.

Pelo seu “PECADO” de HEROICIDADE, sua santidade imaculada de qualquer pecado, de nome Oliveira Salazar, coadjuvado pelo seu carracento cardeal Cerejeiro, do alto do seu intocável cristianismo, deixaram morrer, ARISTIDES DE SOUSA MENDES, em 1954, quase na miséria.

É assim desta forma que sabemos agradecer, muito mais quando nos designamos por cristãos.

HAJA CORAGEM PARA A VERDADE. SE HERÓIS EXISTEM, ARISTIDES DE SOUSA MENDES, É A “ALMA MATER” DOS MESMOS.

8 comentários:

  1. Gosto do seu blog.
    mas deixe de ser tendencioso, não esqueça quando falou no anterior post sobre a morte de 20% da população polaca, mas, nem toda foi pelo regime nazi, muita população foi morta por Estaline e pelos Soviéticos. É bom dizer toda a verdade.

    ResponderEliminar
  2. Que interessante, é sempre interessante encontrar verdadeiros cristãos:" Não Matarás", " Sim Há Vida", são caracteristicas de Arestides...e claro que são também a do amigo. È verdade que os Nazis Mataram, que Estaline Matou, é claro que hoje no Siri Lanca se está a morrer é claro que isto aconteçe, mas o mais grave nem é o que foi é o que está a ser, hoje, na nossa sociedade existe o crime dos " herois frustrados", o crime contra alguem que está proximo, que se pensa odiar e se agride porque se vê "pecado" onde não existe e lamentavelmente se esquece da grande frase do grande Mestre, do Rei dos Reis..."QUEM NUNCA PECOU Q ATIRE A PRIMEIRA PEDRA".Um dia deixei de atirar, até já me perguntaram pq andava tão benovolente e a rsp é simples: pq PEQUEI, abusei de documentos e eceitei elogios que me faziam rir.
    Hoje lamento com dor esse meu pecado, tenho a certeza que mts que mataram em algum momento se arrependeram.Pelos q sofreram e pelos q causaram sofrimento a oração do Senhor..." Pai Nosso q estais no céu........."

    ResponderEliminar
  3. ARISTIDES O VERDADEIRO HERÓI PORTUGUÊS DE SEMPRE.

    ResponderEliminar
  4. Caro amigo, é com grande infelicidade, que sou obrigado a concordar com o seu texto, que aliás, considero ter uma da circunstacialidade dos factos de uma forma que eu nunca tinha pensado.
    Quero ainda acrescentar, que Aristides e o seu feito, são cada vez mais valorizados, o que pode, talvez, indiciar que a mentalidade do homem, esteja em mudança.
    A terminar, em abono da verdade, têm sido políticos de natureza agnóstica e humanista, como MÁRIO SOARES E JORGE SAMPAIO, que reconheram e homenageraram em nome deste país, o feito inagulável de Aristides de Sousa Mendes.

    J.T.Manuel - Porto

    ResponderEliminar
  5. Quero com toda a sinceridade dar os parabéns ao autor deste post, pelo forma inédita e sui géneris, com pegou, no feito de Aristides de Sousa Mendes, e o enquadrou dentro de um modo de ver muito peculiar. Mas tem sem dúvida, toda a razão naquilo que diz. Lamento muito, que quer sejam governos baseados em princípios cristãos, islâmicos, e outros em que o exemplo deve ser dado não só não o façam, como sejam os maiores carniceiros levando atrás de si as suas populações.
    Algo vai mal no ensino da Fé, ou então são os homens que se dizem de fé que não a têm.
    Tenho muito orgulho em ser Português, devido a individuos como Aristides de Sousa Mendes.
    Salazar, esse não foi mais do que um virus de gripe A, que felizmente não levou o país para uma grave pneunonia.

    António Brito

    ResponderEliminar
  6. Bento 16 deve gostar muito de si.
    veja lá, se ainda lhe caie a inquisição em cima.
    mande-os levar no ..., pq vc tem razão.

    ResponderEliminar
  7. VER Amigos de Sousa Mendes
    http://amigosdesousamendes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. agradeço a aa_sm, indicação do blog http://amigosdesousamendes.blogspot.com, fui ver e aconselho.
    obrigado.

    ResponderEliminar